segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Associação de Angus promove VIII Encontro de Produtores no interior do RS

Foto: Divulgação/Assessoria
Encontro de Produtores 2012
 
 

Interação e troca de experiências entre os pecuaristas. Esta é a proposta principal do VIII Encontro de Produtores Carne Angus, evento organizado pela Associação Brasileira de Angus por meio do Programa Carne Angus Certificada, que este ano acontece de 14 a 15 de setembro nas cidades de São Gabriel e Cacequi, ambas no Rio Grande do Sul. O evento faz parte das atividades do 7º Concurso de Carcaças Angus, promovido em parceria com o Grupo Marfrig, que acontece na unidade frigorífica de São Gabriel.

O encontro será dividido em duas etapas, “a primeira delas será no Sindicato Rural de São Gabriel, onde teremos palestras e jantar de confraternização, depois o dia de campo, que será na Estância do Retiro, da Scalzilli Agropastoril, em Cacequi, onde conheceremos o sistema pecuário da empresa que tem chamado a atenção pelo emprego de tecnologias de ponta”, explica Fabio Medeiros, gerente do programa Carne Angus Certificada.

No primeiro momento, realizado a partir das 20h do dia 14 de setembro, os produtores presentes conhecerão os programas Carne Angus Certificada e Fomento Angus Marfrig, apresentados por Medeiros e Diego Brasil, gerente de fomento da Marfrig. “Além de conhecerem o case pecuário da Pulqueria Agropecuária, onde o pecuarista Fernando Costa Beber irá falar sobre o sistema intensivo de produção de carne de qualidade baseado em pastagens de clima temperado”, disse Medeiros.

Já dia 15, a partir das 8h, os presentes irão até a cidade de Cacequi, no Dia de Campo na Estância do Retiro, para conhecerem na pratica a utilização de pastagens tropicais e o emprego da irrigação para produção de carne de qualidade e conferirem o desempenho da genética Angus em sistemas avançados de produção de carne.

Durante a atividade também haverá palestra de Carlos Nabinger, professor da Universidade Federal do RS, especialista da área de forragicultura, que trará à discussão resultados de anos de pesquisa e modernos conhecimentos sobre a intensificação de sistemas de produção com níveis crescentes de tecnologia.

“Nosso objetivo é que os participantes do encontro levem para suas propriedades conhecimentos de aplicação imediata que permitam a evolução de seu sistema de produção. Neste sentido, além das palestras e das visitações a campo, a troca de experiências entre os participantes colabora para a construção do conhecimento, sendo esta a característica fundamental deste encontro, promovido anualmente pelo Programa Carne Angus” reforça Reynaldo Salvador, diretor do programa de certificação da entidade.

Este evento, com entrada franca, é mais uma promoção Associação Brasileira de Angus com apoio Grupo Marfrig. A programação completa do encontro e o mapa de acesso podem ser conferidos no www.carneangus.org.br.

Programação VIII Encontro de Produtores Carne Angus

Dia 14/09 – Concurso de Carcaças:

- 06h - Abate concurso de carcaças – Unidade São Gabriel.

Dia 14/09 – Encontro de Produtores Carne Angus – Jantar Palestra:

- 19h30 – Recepção – Salão de eventos do Sindicato Rural de São Gabriel, rua Barão de São Gabriel, 943.

- 20h – Palestra Produção Intensiva de Carne de Qualidade em Pastagens Temperadas – Fernando Costa Beber – Médico Veterinário, M.Sc em Produção Animal UFRGS e Produtor na Fazenda Pulqueria.

           - 21h – Programa Carne Angus Certificada – Fabio Schuler Medeiros – Médico Veterinário, D.Sc em Produção Animal UFRGS e Gerente do Programa Carne Angus.

           - 21h20 – Marfrig e Associação Brasileira de Angus, uma parceria pela produção de Carne de Qualidade – Diego Alagia Brasil – Médico Veterinário Gerente de Fomento Marfrig RS.

           - 22h – Jantar de Confraternização.

Dia 15/09 – Encontro de Produtores Carne Angus - Dia de Campo:

           - 08h – Recepção café da manhã – Estância Retiro – Scalzilli Agropastoril, Cacequi.

           - 09h30 – Palestra O Futuro da Bovinocultura no Rio Grande do Sul – Dr. Carlos Nabinger - Engenheiro Agrônomo, D.Sc em Zootecnia UFRGS e Professor do Departamento de Plantas Forrageiras e Agroclimatologia UFRGS.

           - 10h45 – Apresentação do Sistema de Produção da Scalzilli Agropastoril – Felipe Moura – Engenheiro Agrônomo, M.SC em Ciência Animal e Pastagem Esalq-USP, Produtor e Diretor da Associação Brasileira de Angus.

            - 12h – Almoço

            - 13h30 – Tarde de campo na Estância Retiro


Fonte: Jornalista Responsável – Altair Albuquerque

Nenhum comentário: