quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Falta de confiança compromete resultados da cadeia da pecuária brasileira


Falta de confiança compromete resultados da cadeia da pecuária brasileira “A base dos problemas da cadeia da carne está no comprometimento do fluxo de informação e da transparência. Falta confiança nas relações e todos os elos perdem com isso”. A afirmação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e diretor-vice-presidente da CNA, Eduardo Riedel, durante palestra na Conferência Internacional de Confinadores, nesta quarta-feira (12). O Interconf 2012 reúne até esta quinta-feira, em Goiânia (GO), representantes dos segmentos da pecuária de confinamento bovino do País.

Na palestra “O que o produtor precisa da indústria”, Riedel citou a pesquisadora Silvia Caleman, que teve seu trabalho de Doutorado sobre as ineficiências da cadeia produtiva da carne bovina em Mato Grosso do Sul reconhecida como a melhor tese na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo no Prêmio Tese Capes 2011. Como o título “Falhas de coordenação em sistemas agroindustriais complexos: uma aplicação na agroindústria da carne bovina”, a pesquisa identificou dificuldades nos vários agentes que compõem a cadeia de carne bovina. Além de listar as ineficiências, a pesquisa apontou as falhas na transmissão de informações e na falta de entendimento dos processos que regem as relações entre os elos da cadeia.

O dirigente enfatizou que é preciso pensar como cadeia e que organizações como a Associação Nacional de Confinadores (Assocon) podem contribuir significativamente na condução de um modelo de relacionamento que seja mais aberto e transparente. “Podemos aprender com outras cadeias a maneira como elas conseguiram fazer o fluxo de informação funcionar. O Consecana, por exemplo, sabe o percentual de receita que fica com a indústria e o percentual que fica com o produtor”, afirmou. O presidente da Famasul acredita que, mesmo com o tamanho do Brasil ou com as diferenças regionais dá para construir um modelo eficiente que atenda às características do segmento.

Na apresentação, demonstrou a transformação que a cadeia da carne vem sofrendo nos últimos dez anos e apresentou análise da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre dados do último Censo Agropecuário do IBGE (2006), a pedido da Famasul. Entre os aspectos analisados, o perfil do setor, formado por quase 5,2 milhões de produtores em todo o País. Desse universo 300 mil, ou 5,8%, estão na classe A/B. Pequenos em proporção, esse grupo responde por 78% do Valor Bruto de Produção da agropecuária brasileira.

Com o tema “Processos desencadeiam processos”, a Interconf 2012 aborda as relações entre os elos das cadeias a partir da fragilidade gerada pela interdependência, em especial a formada pelo produtor/frigorífico. Além da palestra, Eduardo Riedel também participou da mesa redonda denominada “Um encontro entre produtor, frigorífico e varejo da carne”.



Nenhum comentário: