domingo, 9 de setembro de 2012

Começou – parece – a entressafra da carne bovina

Tudo indica que, embora com cerca de dois meses de atraso, começou enfim a entressafra da carne bovina, pois nos últimos dias o preço do boi (que, segundo o mercado, é quem determina o preço das demais carnes) deu novos sinais de reativação.

Por enquanto é pouco, pois o valor alcançado pelo animal em pé continua aquém do registrado nos primeiros dias de 2012 quando – considerada a sazonalidade do setor – se vivia o período de safra da carne bovina.

Sob esse aspecto, aliás, o único até aqui a ultrapassar os valores alcançados no início do ano é o frango vivo – algo só conseguido a duras penas pois foi preciso cortar radicalmente a produção e reduzir a oferta de carne através da antecipação dos abates.

Mas ainda que alcançasse, ontem, valor 26% superior ao registrado na abertura do ano, o frango vivo comercializado continua com um preço médio, no ano, inferior ao de idêntico período de 2011.
Numa aparente contradição, quem menos perdeu neste ano em relação ao mesmo espaço de tempo do ano passado foi o suíno que, entretanto, tem no momento uma cotação quase 13,5% menor que a do início do ano.


FONTE: Avisite-Redação

Nenhum comentário: