sábado, 15 de setembro de 2012

El Niño terá fraca influência nesta primavera e verão


Primavera típica de El Niño, mesmo que fraco. Com isto, as chuvas mais fortes concentram-se sobre a Região Sul, ficando ligeiramente acima da média. Além disso, também há previsão de chuva entre a média e ligeiramente acima da média em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Piauí e Maranhão. Entretanto, é importante salientar que nestes Estados, a chuva vem de forma mais irregular no início da estação consolidando-se apenas no decorrer de outubro ou novembro, dependendo do Estado.
Já na Região Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, há previsão de precipitações abaixo da média.
Para o verão, espera-se influência do fenômeno El Niño, mesmo que de forma mais fraca. Isto fará com que a precipitação fique entre a média à acima da média na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul. No Sudeste e Centro-Oeste, o verão será caracterizado pelas pancadas de chuva de fim de tarde ao invés das invernadas. Além disso, a chuva tende a cortar antes do normal por conta do El Niño.
No Nordeste, apesar da previsão de chuva acima da média na maior parte da Região, alerta-se para a má distribuição desta precipitação, devendo ficar concentrada apenas no início da estação. Já na Região Norte, a previsão é de chuva abaixo da média em boa parte dos Estados, como é normal para verões de El Niño.
Fonte: Somar, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: