quarta-feira, 7 de novembro de 2012

EUA: carne in natura brasileira só em 2013


Segundo Abiec, definição deve ficar para ano que vem, mas decisão do USDA não tem prazo para sair

A abertura do mercado norte-americano à carne bovina in natura brasileira deve ocorrer somente no ano que vem. Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Fernando Sampaio, o Brasil espera decisão oficial do Departamento de Agricultura norte-americano (USDA, na sigla em inglês), que ainda não tem prazo para ocorrer. O Brasil já exporta carne bovina termoprocessada àquele mercado.
"No último contato que fizemos, as autoridades norte-americanas nos disseram que eles não iriam fazer nada até as eleições presidenciais, realizadas nesta terça-feira. Já estamos praticamente no fim do ano", disse o executivo a jornalistas, após sua apresentação no Congresso Nacional da Indústria da Carne, promovida pelo Informa Group. Questionado se a demora poderia sinalizar uma desistência, Sampaio disse que não. "A abertura à carne in natura está dentro do processo do contencioso do algodão. Eles têm de abrir (o mercado)", declarou.

Sampaio reiterou, ainda, as perspectivas da Abiec para 2012. O volume de carne bovina exportada deve crescer pelo menos 10%. "A receita também expandirá (o executivo não citou um porcentual). Mas o preço por tonelada vai ter leve baixa, impactado pela crise que está perdurando na Europa", declarou.

Até setembro, as vendas de carne bovina atingiram US$ 4,166 bilhões, alta de 4,86% ante o mesmo período do ano passado. Em volume, houve avanço de 9,74%, para 896,571 milhões de toneladas. O preço no exterior no período recuou 4,45%, para US$ 4.646 a tonelada. "Temos de trabalhar cada vez mais na abertura de novos mercados, mas de maior valor agregado, como Japão, Coreia do Sul e Vietnã e ampliar os embarques para a China", disse Sampaio. 


Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: