segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Braford: produtores de carne, bem estruturados, precoces e de boa musculatura

Projeto Raças é uma série de artigos do BeefPoint, cada um dedicado a uma raça, que visa reunir opiniões e conhecimento de profissionais que trabalham diretamente com cada uma dessas raças. Elaboramos uma série de entrevistas com esses especialistas. O resultado dessas entrevistas  para a raça Braford está compilado aqui, com a opinião desses especialistas sobre a raça.
Essa série de artigos não representa um endosso especial do BeefPoint em nenhuma das raças que vamos apresentar nesse projeto, mas a opinião e comentários de quem trabalha com cada uma dessas raças. Estamos em contato com as principais raças de corte do Brasil e iremos publicar aqui uma por uma, nas próximas semanas.
Conheça mais a raça Braford
Histórico da raça
A raça Braford surgiu oficialmente na Flórida (EUA), na década de 60. Já no Brasil, em 1967, o criador Rubem Silveira Vasconcellos, de Rosário do Sul (RS), iniciou a importação de zebuínos americanos, da raça Brahman, visando cruzá-los especificamente com bovinos Hereford, a fim de criar uma nova raça bi-mestiça. Logo criadores do Rio Grande do Sul começaram a perceber as vantagens do cruzamento entre estes animais e incentivados por programas de cruzamentos governamentais difundiram os cruzamentos no Estado.
Após vários anos da introdução do zebuíno nos pampas produtores e técnicos trabalharam em esquemas de cruzamento entre Hereford e Zebu para formação de uma raça com traços de genótipo zebuíno, procurando rusticidade e adaptabilidade, onde se destacaram nesses trabalhos o esquema “Braford Santa Clara”, utilizado por Rubem Vasconcellos, e o “Pampiana Braford”, utilizado pelo Núcleo Fronteira Oeste de Criadores de Hereford.
A partir da década de 80 a Associação Brasileira de Hereford e Braford, na época, denominada Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Polled Hereford (ABCHPH), sabedora desses esforços, achou por bem tentar orientar e oficializar esse processo de criação, com apoio da Embrapa Pecuária Sul. Então, seu corpo técnico iniciou visitas aos criadores que estavam mais adiantados na seleção desses animais para ver os esquemas que estavam sendo montados e então tentaram unificá-los para formação da raça Braford.
Assim em 1983, a ABCHPH iniciou o controle de registros de grau sangue e o mapeamento dos criadores que estavam fazendo os cruzamentos para formação da raça. Também nesse ano, foram aceitos, oficialmente, a inscrição de animais Braford, registrados na ABCHPH, na Expofeira de Rústicos da Raça Hereford, de Uruguaiana (RS).
Assim nasceu o Pampiano Braford, que após um curto período passou a se chamar apenas Braford, mudança que visou facilitar o intercâmbio internacional. Em 1993, a ABCHPH obteve o reconhecimento de raça em formação pelo Ministério da Agricultura do Brasil, quando a mesma adotou o nome atual de Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e recebeu a delegação para efetuar o registro genealógico da raça em todo território nacional, sendo a  Braford, finalmente, reconhecida como raça, no Brasil, em 2003.
Associação Brasileira de Hereford e Braford – ABHB
A Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Polled Hereford foi fundada em 1958 com a finalidade de agregar os criadores da Raça Hereford no Brasil. Em 1993 agregou os criadores da Raça Braford passando a se chamar de Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Realiza vários projetos e programas de importância para a pecuária de corte nacional. Foi pioneira na certificação de carne de qualidade no Brasil, quando fundou, em 1998 o Programa Carne Certificada Pampa, que ofereceu melhores remunerações aos criadores e uma carne de alta qualidade para os consumidores.
Criou o Projeto Setorial Brazilian Hereford & Braford (BHB), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), objetivando difundir internacionalmente a qualidade genética das raças Hereford e Braford selecionadas no Brasil bem como os produtos e serviços das empresas associadas.
No âmbito de melhoramento genético, criou, em parceria com a Embrapa e Geneplus, o PampaPlus, programa de melhoramento genético oficial das raças Hereford e Braford no Brasil, além disso, anualmente realiza a Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford, que buscam identificar potenciais reprodutores das duas raças classificados dentro de um mesmo ambiente de criação.
O principal desafio da associação é agregar cada vez mais criadores e fomentar o uso da genética, comprovadamente melhoradora. Alfredo Bonet Drissen, superintende administrativo da ABHB, ressalta: “Queremos mostrar para o Brasil o quanto o cruzamento com a raça Hereford pode contribuir para melhoria dos resultados na pecuária. A nossa Associação, assume as “vacas brancas” como os grandes ventres do Brasil, e nos posicionamos no sentido de agregar valor através desta combinação, visando sempre atender a crescente demanda por carne de qualidade nas gôndolas, e por eficiência no campo”.
A expansão da raça Braford no Brasil vem acontecendo de forma muito rápida e natural, neste ano a ABHB lançou o novo selo de certificação do Programa Carne Certificada Hereford, um projeto da Associação Brasileira de Hereford e Braford, que garante, dentre outros padrões, que os animais tenham no mínimo 50% de grau de sangue Britânico, com padrão racial Hereford e Braford, garantindo assim que a raça Braford, e seu cruzamento com fêmeas meio sangue britânicas se enquadrem no programa.
“Além da expansão genética, nota-se um amadurecimento comercial muito grande. Em agosto deste ano, o grupo Pitangueira, que produz Braford, no MT, realizou um remate em Rondonópolis, onde vendeu mais de 80 reprodutores com média superior a R$ 8.400,00. Fatos como este, aliado a exportações de sêmen e embriões para países da América Latina e África, nos fazem ter a certeza que o Braford do Brasil, é uma raça adaptada nas mais diferentes regiões e climas do Brasil e do Mundo.” – completa Alfredo.
O principal plano da ABHB para 2013-2014 é posicionar a raça, como uma excelente opção de criação e cruzamento para o Brasil Central, principalmente se pensando no crescente volume de fêmeas “meio-sangue” britânico. Além disso, a ABHB quer fortalecer as exportações de genética para mercados alvo.
A associação participa em exposições e feiras em todas as regiões brasileiras, e também no exterior, onde apresenta palestras com os resultados da utilização da genética HB nos diferentes climas e terrenos, agregando valor aos rebanhos comerciais e gerando maior lucratividade da atividade pecuária. Além disso, possui um novo site, carnehereford.com.br, com a intenção de divulgar o programa de certificação, outra novidade, é a remodelação da página da ABHB abhb.com.br .
E para o produtor, quais são as vantagens em se associar na ABHB?
É interessante salientar, que a ABHB é uma associação realmente associativa, formada por pessoas que encaram a pecuária como uma paixão e como atividade que deve gerar lucros.
Para Alfredo Bonet Drissen, superintende administrativo da ABHB, aqueles que desejam entrar para o time ABHB, além de descontos especiais em vários serviços oferecidos pela entidade, indo do registro de animais a anúncios em publicações especiais, como o informativo Pampa Pampiano e o Anuário HB, ao associar-se o criador recebe o aporte de uma entidade de 55 anos de experiência e conhecimento acumulado.
“Fazemos questão que nossos sócios participem dos programas, projetos, cursos e encontros realizados por nós. Além disso, oferecemos orientação técnica a campo visando a eficiência de seu rebanho.” – ressalta Alfredo.
Estágio atual da raça
Com base no relatório estatístico da ANC,  até 31 de dezembro de 2012 foram registrados 239.572 animais, sendo o Hereford a raça com maior número de animais registrados PO. Contabilizando o rebanho registrado e comercial das raças Hereford e Braford, estima-se atualmente um número ao redor de 2,5 milhões de cabeças.
Em 2012 foram registrados:
  • Raça Braford- 32.608 animais
Enquanto que em 2013, temos:
  • Raça Braford – 30.716 animais
Sendo que o número de criadores associados é equivalente a 250 associados.
Características zootécnicas da raça
Os graus de sangue da raça Braford são sempre relação a quantidade de sangue zebuíno na raça, ou seja o Braford 38 (ou simplesmente Braford) é composto de 3/8 de sangue zebuíno e 5/8 de sangue Hereford.
A Braford moderna congrega a fertilidade, habilidade materna, precocidade, temperamento dócil, volume e qualidade da carne do Hereford com a capacidade de adaptação aos trópicos, resistência aos ectoparasitas, rusticidade e rendimento de carcaça dos zebuínos, além do benefício indiscutível da heterose, que qualifica ainda mais sua carne.
O macho Braford é extremamente fértil, viril e precoce, adaptando-se muito bem às condições de reprodução a campo. Detentor de excepcional massa muscular; é incomparável na missão de produzir bezerros.
A fêmea Braford é precoce e fértil. Tem comprovado potencial de entrar em reprodução, totalmente a campo, entre 14 e 18 meses de idade. Com peso médio adulto de 450Kg (15@), tem excelente facilidade de parto e habilidade materna, desmamando aos 6 – 8 meses bezerros que podem ter mais de 50% do peso materno.
O novilho Braford é muito precoce na terminação, podendo ser abatido, em terminação exclusivamente a campo, aos 18 – 24 meses de idade e peso entre 380 e 480 Kg, apresentando rendimentos de carcaça entre 52 e 58%.
Tem carcaça bem conformada, bom perfil muscular; alto rendimento de cortes comestíveis e, o que é mais importante, tem cobertura de gordura e marmorização, o que garante a boa conservação das características de sabor e suculência quando no resfriamento realizado pelos frigoríficos, garantindo também a excelente apresentação dos cortes na gôndola.
Assim sendo, o padrão racial Braford deverá seguir, de forma geral, tipos biológicos que externamente mostrem ser animais produtores de carne, bem estruturados, precoces e de boa musculatura, indicativa de alto rendimento de carcaça, adaptados às diferentes regiões climáticas do país.
Quais os principais cruzamentos que podem ser realizados com base nesta raça?
A raça Braford oferece animais melhoradores e altamente adaptados às regiões mais quentes do País, sendo excelente no cruzamento industrial.
Índice Asbia 2012 – Evolução raça Braford – 3 anos
Fonte: Asbia.
Veja abaixo o recado do profissional entrevistado
Alfredo Drissen: ”O Braford já é uma realidade na pecuária Brasileira, se pararmos para pensar que, em média, a pecuária de hoje em dia é 5 vezes menos lucrativa que a 40 anos atrás, devemos trabalhar a eficiência como uma prioridade. Este trabalho do BeefPoint, contempla diversas raças criadas no Brasil, e no final, talvez percebamos que não existe uma raça perfeita, mas sim, uma raça que melhor se adapta a um determinado sistema. Nesse sentido, o Braford se diferencia, pois tem a capacidade de produzir, muito bem, nas mais variadas regiões e climas. Outro grande fator de interesse é que os criadores que possuam animais com no mínimo 50% de sangue britânico, podem participar, em determinadas plantas, do programa de carne de qualidade da associação, podendo atingir, até 10% de bonificação!”.
Veja abaixo algumas fotos de animais da raça Braford
Agradecimentos
  • Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB)
  • Alfredo Bonet Drissen -  Superintende administrativo da ABHB
fonte:BeefPoint/ Projeto Raças

Nenhum comentário: