sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Brasil pede que China remova embargo à carne bovina brasileira

Missão chinesa deve inspecionar instalações brasileiras no dia 15 de dezembro


AP Photo/Charlie Neibergall
Foto: AP Photo/Charlie Neibergall
Ministro chinês anunciou que dará prioridade quanto a questão do embargo da carne bovina brasileira
Nesta sexta, dia 8, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, pediu à China a remoção do embargo à carne bovina brasileira, além da habilitação de estabelecimentos brasileiros de carne de aves e suínos, já vistoriados e aprovados pelo serviço veterinário chinês, restando apenas a liberação destes. 

Andrade está na China e participou de uma reunião com o ministro da Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da República Popular da China (Aqsiq), Zhu Shuping. O ministro chinês anunciou que dará prioridade quanto a questão do embargo da carne bovina brasileira. Para resolver as pendências, a China pretende enviar uma missão técnica ao Brasil.
– A cooperação entre Mapa e Aqsiq é baseada em uma amizade profunda e pessoal, por isso as relações sino-brasileiras estão em seu melhor momento – disse Shuping.
Segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a inspessão nos frigoríficos brasileiros está marcada para 15 de dezembro. O embargo chinês à carne bovina fornecida pelo Brasil foi imposto em função do registro de um caso do mal da vaca louca, descoberto em 2010, no Paraná. Para a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, os técnicos da Aqsiq constatarão, durante a visita, que não há ameaça da doença no país, encerrando o período de embargo. Também há interesse na ampliação do número de fornecedores para este importante mercado consumidor. Nove plantas do Brasil têm autorização para vender carne bovina para a China continental, enquanto a Argentina tem 18 frigoríficos habilitados e o Uruguai, 22.
Estreitando relações
O ministro da Aqsiq, Zhu Shuping, também afirmou que a cooperação entre os dois países tem se intensificado, especialmente com a realização da Comissão Sino-Brasiliera de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban). Esta foi a última reunião da comitiva brasileira na China. Antônio Andrade avaliou a viagem como extremamente positiva.
– Conseguimos vários avanços com esta visita. Além de acompanhar o vice-presidente Michel Temer em missões importantes, conseguimos a assinatura de dois protocolos [para exportação de milho e biotecnologia] para o Brasil e a promessa de cooperação para resolver nossas questões agrícolas com a China – frisou o ministro. 
Brasil precisa ampliar pauta de exportações 
Em seu discurso na abertura da Reunião Anual Bilateral do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), o vice-presidente Michel Temer disse que o Plano Decenal de Cooperação Brasil-China, firmado no ano passado, estabeleceu a meta de duplicar o fluxo bilateral de comércio até 2021.

– Para tanto, precisamos construir condições para ampliar significativamente nossas exportações. Estou ciente de que há obstáculos técnicos e sanitários que dificultam o cumprimento desse objetivo – disse Temer em seu discurso.

O Brasil é o primeiro parceiro comercial da China na América Latina e, no ano passado, tornou-se o oitavo parceiro global chinês. Mas as exportações do Brasil para a China continuam fortemente concentradas em pequeno grupo de produtos primários. Minério de ferro, soja e petróleo respondem por 78% das exportações para o país asiático. Além disso, o Brasil é o maior fornecedor chinês de carne de aves e a China é nosso principal mercado para a soja. As exportações brasileiras para a China atingiram US$ 41,2 bilhões em 2012.
– Identificamos no setor do agronegócio vasto potencial para a inserção de produtos brasileiros com maior valor agregado no mercado chinês, à luz da considerável expansão desse mercado como decorrência da elevação crescente da renda da população chinesa – disse Temer.
 A reunião do CEBC reuniu mais de 150 empresários dos dois países. A missão brasileira retorna ao Brasil enste domingo, dia 10.
CANAL RURAL COM INFORMAÇÕES DO MAPA E ITAMARATY

Nenhum comentário: