domingo, 3 de novembro de 2013

Estado realiza em Bagé capacitação de gestores no combate ao abigeato e abate irregular de animais


Numa ação conjunta entre as secretarias de Estado da Agricultura, Fazenda, Saúde, Segurança Pública e Meio Ambiente, e o apoio da Polícia Rodoviária Federal, o município de Bagé recebe na próxima semana o primeiro curso de combate ao abigeato e abate irregular de animais. 

Destinado aos gestores regionais, o curso terá duração de cinco dias, iniciando na segunda-feira (4) e encerrando na sexta (9). No último dia, haverá aula prática de barreiras e, na Embrapa Pecuária Sul, apresentação de identificação animal. Na sequência, os municípios de Alegrete e Santana do Livramento também serão contemplados. 

Pelo menos 50 pessoas devem ser treinadas por 15 instrutores das cinco pastas. A proposta é nivelar os conhecimentos de cada área específica. Saber como identificar, prevenir e reprimir os crimes cometidos no campo a partir de ações estratégicas tem sido um desafio às instituições públicas. 
A quantidade de estradas vicinais que se interligam a milhares de quilômetros longe dos olhos da justiça permite que produtos sem identificação e sem procedência coloquem em risco a saúde da população. 

O mapeamento dessas regiões também aparece como meta do Comitê Gestor Estadual, criado por decreto pelo governador Tarso Genro. Em Bagé, o treinamento incluirá essas e outras questões. À Secretaria da Saúde, por exemplo, caberá nortear os assuntos de inspeção de produção e fiscalização de comércios de produtos de origem animal, transporte de alimentos, fiscalização de carnes e derivados, legislação. 

A Secretaria da Fazenda terá a atribuição de facilitar a identificação do que é uma nota fiscal de produtor, qual a sistemática da Receita Estadual e a atuação de turmas volantes municipais que fiscalizam o chamado valor adicionado. 

A Defesa Agropecuária ficará a cargo da Secretaria da Agricultura. O treinamento dará conta do transporte de cargas (identificação e procedimentos), documentação sanitária, diferentes tipos de carga, observação de marcas e sinais para identificar animais.

Na área da segurança pública, os participantes vão conhecer, pela Brigada Militar, estratégias de patrulhamento rural, legislação, técnicas e táticas de barreiras. A Polícia Civil irá instruir sobre crimes de furto, roubo, receptação e apropriação indébita, crimes contra a saúde, relações de consumo e investigações de abigeato. 

Texto: Assessoria Seapa 

Nenhum comentário: