segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Hereford: produção de carne é sua aptidão principal, com carne saborosa, tenra e sem exagero de gordura

Projeto Raças é uma série de artigos do BeefPoint, cada um dedicado a uma raça, que visa reunir opiniões e conhecimento de profissionais que trabalham diretamente com cada uma dessas raças. Elaboramos uma série de entrevistas com esses especialistas. O resultado dessas entrevistas  para a raça Hereford está compilado aqui, com a opinião desses especialistas sobre a raça.
Essa série de artigos não representa um endosso especial do BeefPoint em nenhuma das raças que vamos apresentar nesse projeto, mas a opinião e comentários de quem trabalha com cada uma dessas raças. Estamos em contato com as principais raças de corte do Brasil e iremos publicar aqui uma por uma, nas próximas semanas.
Conheça mais a raça Hereford
Histórico da raça
A raça Hereford é originária do condado inglês de mesmo nome, zona de topografia ondulada e que apresenta condições climáticas favoráveis para a produção de pastos superiores. Apesar deste ambiente natural, de vales e planícies com solos férteis, a raça se encontra hoje difundida de forma tão ampla por todo o mundo, que é impossível definir a topografia e tipos de solo que melhor se adaptam à raça.
Sem sombra de dúvidas, gado bovino de cara branca é conhecido desde longa data na Inglaterra. O melhoramento moderno da raça começou com Benjamim Tomkins (1714-1789), e seu filho, continuador de sua obra, destacando-se como método seletivo a busca de precocidade de abate empregando consanguinidade estreita.
Os Tomkins, como a maior parte dos demais criadores de gado Hereford daquela época, não se interessavam em absoluto por características de pelagem, secundárias e menos importantes. No início do século XIX, ocorriam as seguintes pelagens: vermelha de cara branca, vermelha de cara salpicada, cinza clara e parda.
Gradualmente, a pelagem “pampa” característica foi se impondo, sendo hoje considerada como “marca de pureza” da raça.
O rebanho da raça Hereford no Brasil
O primeiro animal Hereford chegou ao Brasil em 1906, importado do Uruguai por Laurindo Brasil, de Bagé (RS). O Livro de Registro Genealógico brasileiro foi instituído em 1907, registrando inicialmente animais importados da Argentina e do Uruguai. Em 1910 começaram a nascer os primeiros animais Hereford brasileiros.
Assim sendo, o Polled Hereford chegou ao Brasil em 1928 através de Félix Guerra, de Quaraí (RS).
O Hereford representa atualmente 65% do rebanho do estado do Rio Grande do Sul, estando também presente em outros estados de clima temperado da região Sul e Sudeste.
Associação Brasileira de Hereford e Braford – ABHB
A Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Polled Hereford foi fundada em 1958 com a finalidade de agregar os criadores da Raça Hereford no Brasil. Em 1993 agregou os criadores da Raça Braford passando a se chamar de Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Realiza vários projetos e programas de importância para a pecuária de corte nacional. Foi pioneira na certificação de carne de qualidade no Brasil, quando fundou, em 1998 o Programa Carne Certificada Pampa, que ofereceu melhores remunerações aos criadores e uma carne de alta qualidade para os consumidores.
Criou o Projeto Setorial Brazilian Hereford & Braford (BHB), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), objetivando difundir internacionalmente a qualidade genética das raças Hereford e Braford selecionadas no Brasil, bem como os produtos e serviços das empresas associadas.
No âmbito de melhoramento genético, criou, em parceria com a Embrapa e Geneplus, o PampaPlus, programa de melhoramento genético oficial das raças Hereford e Braford no Brasil, além disso, anualmente realiza a Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford, que busca identificar potenciais reprodutores das duas raças classificadas dentro de um mesmo ambiente de criação.
A associação tem como desafio, agregar cada vez mais criadores e fomentar o uso da genética, comprovadamente melhoradora. A associação quer mostrar para o Brasil o quanto o cruzamento com a raça Hereford pode contribuir para melhoria dos resultados na pecuária. Para tal, a ABHB, assume as “vacas brancas” como os grandes ventres do Brasil, e se posiciona no sentido de agregar valor através desta combinação.
Desta forma, entre 2012 e 2013,  a associação lançou o novo selo de certificação do Programa Carne Certificada Hereford, objetivando tornar o programa mais amplo, atingindo assim, novas parcerias como casas de carne especializadas e frigoríficos.
Neste último ano, a ABHB rompeu as barreiras do RS, e iniciou a certificação de carcaça nos estados de MS e SP, hoje conta com dois grupos parceiros, focados principalmente em negócios de longo prazo, que gerem acima de tudo, rentabilidade para toda cadeia de carne.
Pensando em uma forte estruturação e posicionamento no Brasil Central, também criou um cargo de Fomento Hereford, iniciando trabalhos de difusão das raças nos estados do PR, MS, SP, TO, RO, PA, BA e MT, com expectativa de aumentar o numero de estados no próximo ano.
E para 2013-2014, o principal plano da associação é posicionar a raça como uma excelente opção de cruzamento no Brasil Central, capaz de gerar resultados muito interessantes para os produtores. Além disso, espera-se aumentar as exportações de genética para mercados internacionais.
Sendo assim, diversas estratégias de marketing são realizadas, visando sempre aumentar a divulgação da raça Hereford, tais como: participação em exposições e feiras em todas as regiões brasileiras e também no exterior, onde representantes da associação realizam palestras com os resultados da utilização da genética HB nos diferentes climas e terrenos, agregando valor aos rebanhos comerciais e gerando maior lucratividade da atividade pecuária. Além disso, a ABHB criou um novo site, com a intenção de divulgar o programa de certificação. Outra novidade, é a remodelação dapágina da ABHB.
E para o produtor, quais são as vantagens em se associar na ABHB?
É interessante salientar, que a ABHB é uma associação realmente associativa, formada por pessoas que encaram a pecuária como uma paixão e como atividade que deve gerar lucros.
Assim sendo, para Alfredo Bonet Drissen, superintende administrativo da ABHB, aqueles que desejam entrar para o time ABHB, além de descontos especiais em vários serviços oferecidos pela entidade, indo do registro de animais a anúncios em publicações especiais, como o informativo Pampa Pampiano e o Anuário HB, ao associar-se o criador recebe o aporte de uma entidade de 55 anos de experiência e conhecimento acumulado.
“Fazemos questão que nossos sócios participem dos programas, projetos, cursos e encontros realizados por nós. Além disso, oferecemos orientação técnica a campo visando a eficiência de seu rebanho.” – ressalta Alfredo.
Estágio atual da raça
Com base no relatório estatístico da ANC,  até 31 de dezembro de 2012 foram registrados 239.572 animais, sendo o Hereford a raça com maior número de animais registrados PO. Contabilizando o rebanho registrado e comercial das raças Hereford e Braford, estima-se atualmente um número ao redor de 2,5 milhões de cabeças.
Em 2012 foram registrados:
  • Raça Hereford – 11.637 animais
Enquanto que em 2013, temos:
  • Raça Hereford – 13.667 animais
Sendo que o número de criadores associados é equivalente a 250 associados.
Características zootécnicas da raça
A pelagem da raça Hereford caracteriza-se por ser vermelha de cara branca, vermelha de cara salpicada, a pelagem “pampa” característica foi se impondo, sendo hoje considerada como “marca de pureza” da raça.
A pelagem vermelha, com cara, ventre e extremidades da cauda e partes inferiores das patas totalmente branca, é chamada de “Pampa”.
A cara branca é dominante nos cruzamentos, permanecendo nos mestiços por várias gerações.
Os criadores estão cada vez mais à procura de animais com pelagem vermelha ao redor dos olhos, que constitui defesa contra a exposição a forte luz solar, pois acredita-se que isso reduza a formação de vesículas e de câncer nos olhos.
O animal da raça Hereford é bem constituído, harmonioso e equilibrado, vigoroso e de bom tamanho, devendo-se evitar ambos os extremos: o pequeno e o excessivamente grande. Assim sendo, são animais com esqueleto forte e boa massa muscular. Quando mantidos em boas condições alimentares, chegam ao peso ideal de abate entre 20 e 26 meses, na média.
Performance, praticidade e lucratividade combinadas tornam o gado de corte Hereford a raça mais abundante em diversas regiões do mundo, sendo amplamente reconhecida como a raça básica. Fertilidade, rusticidade, eficiência alimentar, longevidade e adaptabilidade são as características de corte básicas, que asseguram que o gado de cara branca continuará a desempenhar um papel de destaque na indústria de carne bovina.
Os touros devem apresentar características masculinas destacadas e esqueleto vigoroso, proporcional a massa corporal. O touro Hereford é de alta libido e viril no aproveitamento do salto.
A fêmea é precoce e produz bezerros fortes e saudáveis, entrando em ciclo reprodutivo em média aos 20 meses, até mesmo, em regimes de baixa qualidade alimentar. A busca de mais bezerros com menos touro e mais peso no novilho jovem, passa, inquestionavelmente, pelo Hereford.
Gado famoso por seu tamanho, resistência e aptidão para a produção de carne, devido a sua conformação e capacidade de engorda, é considerada razoavelmente rústico e prolífico.
A produção de carne é a sua aptidão principal. O gado é resistente ao extremo em condições adversas, tanto ou mais que qualquer outra raça europeia. São animais bastante eficientes em regime de pasto, apresentando neste contexto terminação adequada ao produzir carcaças de carne bem marmoreada, como o mercado exige. Engordam bem em boas pastagens. Sendo assim, a carne do animal Hereford é saborosa, tenra e sem exagero de gorduras.
Assim sendo, a versatilidade e a eficiência da raça Hereford são comprovadas na relação de 6 habilidades:
  • Adaptação aos mais diversos ambientes e sistemas de produção, graças a docilidade e rusticidade;
  • Índice de fertilidade dos mais altos da espécie, quando favorecidos com manejo e alimentação adequados;
  • Excepcional ganho de peso a pasto, sendo comum novilhos de 450 Kg aos 18-24 meses;
  • Preponderante nos cruzamentos com outras raças, especialmente as zebuínas;
  • A raça mais cosmopolita do mundo, o que facilita genética abundante e qualificada
  • Altamente lucrativa para criadores, invernadores e frigoríficos, graças ao insuperável índice de rendimento de carcaça, entre as raças europeias.
Quais os principais cruzamentos que podem ser realizados com base nesta raça?
Diversos cruzamentos são utilizados, embora o realizado com fêmeas Nelore e touro Hereford apresentam resultados muito bons. Segundo informações da associação de Hereford, a raça apresentou características terminais superiores com maior ganho pós-desmama e peso aos 18 meses, quando realizado o cruzamento NEHH (vaca Nelore x touro Hereford) apresentando, quase 15 kilos a mais de peso de carcaça quente que os demais cruzamentos. Além de que, o cruzamento com Hereford apresenta menor tempo de terminação (quase 30 dias antes que os demais avaliados). Estas são informações do Projeto Bifi Quali, realizado na Embrapa Pecuária Sul.
Índice Asbia 2012 – Evolução raça Hereford – 3 anos
Fonte: Asbia.
Veja abaixo o recado do profissional entrevistado
Alfredo Drissen: ”Aos interessados em iniciar a criação da Raça Hereford, indicamos o contato com a Associação Brasileira de Hereford e Braford, para tirar dúvidas e saber mais sobre o que a raça oferece ao pecuarista. Outro grande fator de interesse é que os criadores que possuam animais com no mínimo 50% de sangue Hereford e demais características solicitadas pelos frigoríficos participantes do programa de certificação, podem receber até 10% de bonificação sobre o preço de balcão do frigorífico, sendo esta a maior bonificação do Brasil!”.
Veja abaixo algumas fotos de animais da raça Hereford
Agradecimentos
  • Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB)
  • Alfredo Bonet Drissen -  Superintende administrativo da ABHB
fonte: BeefPoint/ Projeto Raças

Nenhum comentário: