O Irã continua sendo um mercado crescente para o Brasil. As exportações brasileiras ao país islâmico atingiram US$ 1,3 bilhão nos oito primeiros meses deste ano, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento. O grande destaque são as commodities agropecuárias, que somaram 94% das receitas obtidas pelos brasileiros nas vendas para o Irã.
Fábio Faria, diretor de planejamento da Secretaria de Comércio Exterior, diz que "o Irã é um mercado potencial grande e ainda há muito para ser explorado". Os principais produtos da lista das exportações brasileiras são: carnes, açúcar, soja e milho.
Os iranianos têm uma posição forte nas importações e o setor de alimentos brasileiro tem boa chance de ocupar espaços nas importações daquele país devido à competitividade dos preços nacionais, segundo Faria. Além de uma grande população - cerca de 75 milhões de pessoas -, o país tem boas receitas com petróleo e petroquímica.
A busca de estreitamento das relações políticas entre o Brasil e o Irã nos últimos anos parece dar resultados econômicos: as exportações deste ano para os iranianos superaram em 95% as dos oito primeiros meses de 2009.
O avanço das importações iranianas fez o país desbancar Egito e Venezuela nas compras de carnes in natura neste ano. O país islâmico gastou US$ 546,5 milhões de janeiro a agosto na compra de carne bovina, superando os US$ 304 milhões do Egito, que vem em terceiro lugar, conforme a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
FONTE: A matéria é de Mauro Zafalon, publicada na Folha de S.Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
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