quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Raiva bovina motiva reunião com produtores no RS

A preocupação em torno dos registros de raiva bovina em Santa Cruz do Sul/RS será tema de uma reunião com produtores na próxima sexta-feira. O encontro acontece às 14 horas no Salão Winckelmann, em Cerro Alegre. Na oportunidade serão abordadas ações de controle e prevenção, e um panorama da situação atual da doença no município.
Exames de laboratório confirmaram três mortes de animais por raiva bovina em Santa Cruz, mas a doença pode estar relacionada a mais de 30 mortes registradas em agosto. Os registros aconteceram em Cerro Alegre Alto e Baixo, na Malhada e em Linha João Alves. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Ademir Santin, dentre as ações programadas está o extermínio de morcegos, transmissores da doença. Segundo ele, a operação deve ser realizada na próxima semana, quando a escuridão proporcionada pela lua nova deverá atrair os animais para fora dos esconderijos.
A raiva em herbívoros é causada por um vírus transmitido através da mordida de morcegos infectados ou do contato com a saliva e com o sangue de animais contaminados. Os principais sintomas nos bovinos são mudança de comportamento, agitação, falta de apetite, isolamento, fraqueza, paralisia dos membros, andar cambaleante e dificuldade em levantar. A morte pode ocorrer entre quatro e seis dias após o início dos sintomas. A prevenção ocorre pela vacinação .
Além da Secretaria de Agricultura, a Vigilância Sanitária participará da reunião desta sexta. As equipes também pedem que os agricultores fiquem atentos para furnas e cavernas que possam servir de refúgio para os morcegos.

FONTE: Só Notícias

Nenhum comentário: