terça-feira, 5 de abril de 2011

Peso menor para terneiros, terneiras e vaquilhonas para as feiras de outono no RS

A estiagem que vem assolando o Rio Grande do Sul desde o ano passado, entre outras consequências, prejudicou o pasto e o engorde dos animais. Para atenuar os efeitos climáticos na produção pecuária, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, assinou nesta segunda-feira (4), a Ordem de Serviço (OS) Nº 01/2011 que permite a entrada de terneiros, terneiras e vaquilhonas com peso abaixo do usual nas feiras de outono.

A OS altera a Portaria 048/2010. Para as mostras de outono deste ano, poderão participar terneiros e terneiras com 20 kg a menos do anteriormente estipulado, e vaquilhonas com menos 30 Kg. Segundo Mainardi, “a intenção é minimizar os prejuízos que os produtores estão tendo com a estiagem e desembaraçar a comercialização dos animais”. Para atender o pedido feito ao titular da Agricultura por Sindicatos e organizadores de exposições de outono, os técnicos da Seapa concluíram o estudo que apontou o peso mínimo de cada um dos exemplares participantes.

“Como se trata de uma decisão extraordinária devido a uma situação climática eventual, não ferimos nenhuma regra”, concluiu Mainardi. A primeira exposição gaúcha desta estação acontece em Barra do Quaraí, nos dias 8 e 9 de abril e a última em São José do Ouro, dias 15 e 16 de julho.

A tabela de peso para os terneiros, terneiras e vaquilhonas a serem inscritos nas feiras de outono do RS passa a ser a seguinte:

Terneiros nascidos na primavera – 140 Kg
Terneiros nascidos no outono – 180 Kg
Terneiras nascidas na primavera – 130 Kg
Terneiras nascidas no outono – 160 Kg
Vaquilhonas até 2 anos – 190 Kg
Vaquilhonas entre 2 e 3 anos – 240 Kg

Fonte: Governo do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: