quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Grupos temáticos estruturam Programa Carne Gaúcha

Foto destaque

A Secretaria da Agricultura promoveu, na manhã desta quarta-feira(3), em sua sede, mais uma reunião da Câmara Setorial da Carne Bovina. O encontro, que serviu para avaliar e aprofundar o debate sobre as propostas do Seminário de Alinhamento Estratégico - realizado nos dias 20 e 21 de julho, em Capão de Canoa -, resultou na criação de quatro grupos temáticos que trabalharão na estruturação do Programa Carne Gaúcha.

De acordo com a coordenadora da Câmara Setorial da Carne Bovina, Anna Isabel Caputti Suñe, os grupos tratarão da sanidade animal, tecnologia da produção, mercado e rastreabilidade. "Nestes espaços, as entidades que integram a Câmara Setorial, por meio de seus representantes, contribuirão para estruturar o programa, que visa aumentar a produção da carne de qualidade e conquistar mercados, tornando-se referência em produto de qualidade", afirmou.

Na sanidade animal, o grupo buscará estabelecer mecanismos para o fortalecimento do serviço veterinário oficial, via qualificação e ampliação das estruturas material e humana, com intensificação da gestão, a sua integração com os elos da cadeia e a ampliação da educação sanitária.

Na tecnologia da produção, apontarão propostas para a produção da carne de qualidade, com tecnologias sustentáveis. Já no que se refere ao mercado, estudarão a criação do selo de identificação de origem para a carne gaúcha, padronização das carcaças e produção em escala. Já na rastreabililidade, analisarão casos de sucesso para buscar subsídios que possam embasar o modelo a ser adotado aqui no Estado.

O representante do Sindicato das Indústrias de Carnes do Rio Grande do Sul (Sicadergs), Diego Brasil, afirmou que é necessário fortalecer o espaço da Câmara Setorial e de seus grupos temáticos como fórum de discussão das políticas públicas e privadas, visando o alinhamento estratégicos de todas as atividades relacionadas com a bovinocultura de corte. O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, ressaltou a representatividade dos grupos e defendeu a priorização dos temas para que os objetivos possam ser alcançados mais rapidamente. A presidente da Febrac, Elizabete Cirne Lima, observou que é necessário enxergar a pecuária gaúcha como um todo, deixando de lado os interesses específicos de cada raça.

Por fim, o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, disse que o a iniciativa terá caráter de programa de estado, pois deve perpassar governos. "Vamos trabalhar, a partir deste momento, na reestruturação e reaparelhamento das IVZs (Inspetorias Veterinárias Zootécnicas), contratação de profissionais e melhoria dos meios, para implementarmos as políticas estratégicas, como a erradicação da brucelose e tuberculose, levando o Estado a outro patamar sanitário, e na implementação do grande desafio que é a rastreabilidade", concluiu Mainardi.

Texto: Marcos Pérez
Fotos: Vilmar da Rosa
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Nenhum comentário: