segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Deputados realizam audiência pública conjunta sobre Bioma Pampa em Santana do Livramento

As comissões de Economia e Desenvolvimento Sustentável, do Mercosul e Assuntos Internacionais e de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo fizeram-se presentes em Santana do Livramento, nesta segunda-feira (7), para audiência pública conjunta na Câmara de Vereadores do município. O debate, que teve como tema o Bioma Pampa, integra a programação da 5ª Conferência Internacional do Bioma Pampa, promovida pela Força Sindical do Rio Grande do Sul, de 7 a 9 de novembro. “O bioma pampa é muito importante para nós gaúchos, pois no Brasil ele está presente apenas no Rio Grande do Sul. E temos que equilibrar os interesses da produção, da exploração, juntamente com os interesses do meio ambiente. Então estamos aqui muito interessados em saber o que a comunidade desta região tem a dizer sobre este assunto”, disse o deputado Mano Changes (PP), presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais.

“Quando pensamos no pampa imaginamos esta região aqui, mas ao olhar no mapa ele engloba quase 70% do Estado, o que demonstra a importância desta extensão dentro de nosso estado. Vou falar naquilo que diz respeito a agricultura. E temos que tomar muito cuidado para que os argumentos do meio ambiente, que são muito importantes, não se choquem com os interesses de trabalho e renda para a região, que se empobreceu muit nos últimos anos”, registrou Chicão Gorski (PP), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Chicão propôs ainda a criação de um fórum permanente, com toda a Assembleia, para discutir não apenas o bioma pampa, mas o desenvolvimento em toda a Metade Sul.

“Estamos na quinta conferência e vemos que ainda temos muito no que avançar, principalmente em resultados práticos. Temos que cuidar do meio ambiente, mas não podemos penalizar toda uma região, que vem inclusive perdendo população, por conta da falta de empregos. Os jovens nas universidades produzem boas idéias, mas precisamos que virem ações para o desenvolvimento”, lembrou Mano Changes.

Érico Correa, pesquisador da UFPel, falou sobre Saúde Ambiental. “Com sete bilhões de habitantes, podemos dizer que 20% desta população viaja de primeira classe, enquanto os outros 80% viajam no porão. A saúde ambiental se preocupa com tudo aquilo que afeta o bem estar dos seres humanos, como saneamento básico, poluição ambiental e desenvolvimento sustentável. Pois mesmo com todo o nosso desenvolvimento, ainda temos cerca de um bilhão de pessoas vivendo na extrema miséria, lutando por lixo para sobreviver”, demonstrou Correa, lembrando que não há como falar em preservação se não houver condições mínimas para as pessoas viverem.

Força Sindical

"Inauguramos hoje a V Conferência e percebemos que em cinco anos já houve vários avanços. Tínhamos dificuldades de debater com a Câmara Federal, por isso a presença do presidente Marco Maia é muito importante para a inclusão deste debate na Casa", ressaltou o presidente da Força Sindical, Claudio Janta.

Em referência à PEC 424/09, que torna o Bioma patrimônio cultural e ambiental da humanidade, Janta falou da importância de incluir a população atingida e que vive no espaço do Bioma Pampa no debate. "Se a PEC for aprovada como está, teremos que ter permissão de institutos para plantar um pé de limão. Não podemos afastar os investimentos", criticou.

Para Janta, a PEC tem de definir também toda a área do Bioma Pampa como espaço de preservação, aliado ao trabalho. "Concordamos com a prevenção e defendemos a natureza, mas tem que ser preservado contemplando o meio ambiente e a sustentabilidade do trabalho. Defendemos também que se o Bioma é preservado no Brasil, também deve ser no Uruguai e na Argentina, pois o meio ambiente não se restringe a um país, a preservação do meio ambiente deve ser mundial", afirmou.

Participantes

Além de Mano Changes e Chicão, participaram o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), o presidente da Câmara de Santana do Livramento, Sérgio Moreira, o representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Denis Patrocínio, além de representantes de universidades, prefeituras e das comissões de Economia e de Educação.

Confira a programação completa da conferência:

07/11/2011
9h30 – Painel 1 – História do trabalho no Bioma Pampa
11h – Painel 2 – Cultura no Bioma Pampa
13h30 – Painel 3 – Integração no Bioma Pampa
Audiência Pública da ALRS e Mercosul
19h30 – Cerimônia de Abertura, na Intendência de Rivera, no Uruguai

08/11/2011
9h – Painel 4 – Produção Agrosilvipastoril no Bioma Pampa
Convidados ao debate: Ivo Lessa (Farsul/Fetag) e representante do Irga
11h – Painel 5 – Produção Mineral e Energética no Bioma Pampa

Convidados ao debate: geólogo Julio Gross; Ronaldo Custódio, diretor da Eletrosul; representantes da produção eólica

13h30 – Painel 6 – Educação no Bioma Pampa
Convidada para o debate: deputada estadual presidente da Comissão de Educação da ALRS, Juliana Brizola (PDT)
15h30 – Painel 7 – Emprego e Renda no Bioma Pampa atual
Convidado ao debate: representante do Dieese-RS

09/11/2011
Visita a sítios de interesse Ambiental, Social ou Econômico na região do Pampa gaúcho ou uruguaio.


Versão para Impressão

© Agência de Notícias
Tel. (51) 3210-2555
Fax. (51) 3210-1226
redacao@al.rs.gov.br

Nenhum comentário: