quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Força, boi!


Já adianto que este texto está repleto de fotos e comentários pessoais. Será como se encontrasse velhos amigos para contar as novidades.

Bom, pessoal, cá estou novamente. Começo esse texto me desculpando pela semana passada, em que estive ausente. Foi uma semana corrida e atípica para mim. Vou me explicar e contar aos amigos o que tem ocorrido. Alguns já sabem, mas para outros ainda é novidade.

Após quase dois anos de muito aprendizado e crescimento, deixei a XP Investimentos por motivos particulares, mas com dor no coração, admito. Na semana passada, encerrei minhas atividades nessa empresa fantástica, que tem um potencial enorme e um brilhante caminho a percorrer pelos próximos 2 mil anos. Olha, sem exageros, posso dizer que a XP Investimentos foi e é, definitivamente, um lugar incrível para trabalhar. É também uma das grandes escolas pelas quais passei. Considero-me uma pessoa de sorte e sou infinitamente agradecida por ter tido a chance de conviver e aprender muito com pessoas competentes, extremamente trabalhadoras e inovadoras.

Entretanto, chegou a hora de seguir em frente. Estou feliz com a decisão que tomei e não pensem que é minha intenção afastar-me do mercado. Negativo! Nossas conversas continuarão. Ainda escreverei textos periodicamente, conversarei com o pessoal que gosta realmente da pecuária, aqueles que a levam a sério, e também prestarei alguns serviços, mas desta vez através de parcerias. Em breve vocês saberão mais sobre elas.

De toda forma, fica aqui o meu grande abraço e eterno agradecimento ao pessoal da XP Investimentos! E meu último pôr-do-sol como cidadã carioca.

Outra novidade é que esta semana embarquei no Rally da Pecuária, expedição organizada pelo meu grande amigo Maurício Palma Nogueira, da Bigma Consultoria, e pela Agroconsult. Conta também com o apoio de empresas grandes e fortes do agronegócio. Esse time é daquele tipo de gente que citei acima, aqueles que realmente levam a pecuária a sério.

Bom, pra quem não conhece o evento, vou contar um pouquinho sobre ele. O Rally da Pecuária é uma iniciativa privada, uma expedição que ao seu fim, terá visitado 85% da produção de carne brasileira. No total, são 8 equipes que percorrerão 22 mil quilômetros em 9 estados para buscar dados bastante detalhados sobre rebanho, propriedades, pastagem e estrutura da produção, entre outras informações.

Eu participo da última equipe e estamos em Minas Gerais, mais especificamente em Pirapora. Já foram muitos quilômetros de paisagens belíssimas, bois, pastos, terra, buracos, asfalto, boa companhia e muitos “quadrados” pra fazer. O “quadrado” é a medida de 1 metro quadrado (1×1) que utilizamos para avaliar quantitativamente e qualitativamente as pastagens. Até agora, foram muitos quadrados, apesar de o pessoal me deixar sempre na prancheta, anotando os dados. Todos muito cavalheiros. Mas não vão pensar que eu tenho medo de serviço, hein!

Bom, por último, gostaria de parabenizar abertamente a Bigma e a Agroconsult pela organização do evento, que está perfeito. E também pelo enorme comprometimento da equipe para a obtenção de informações de qualidade que nos ajudarão a tomar decisões acertadas para melhorarmos a qualidade da nossa produção. A iniciativa é admirável e merece todo o nosso reconhecimento.

Bom, e enquanto isso, pulando de cidade em cidade, tenho observado mais de longe o nosso amigo boi. Foi só eu sair de viagem que ele resolveu explodir de vez. Já tínhamos reportado aqui que apesar da lateralidade em outubro, as escalas estavam encurtando e estava cada vez mais difícil de o boi cair. Foi só a carne tomar aquele empurrãozinho de começo de mês pra ajudar a arroba a reagir mais forte.

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Bom, a sabedoria popular costuma acertar, portanto, vou direto ao ponto.

Gráfico 1.
Evolução das escalas de abate em Barretos – SP (dias) e arroba do boi (Cepea/ESALQ à vista).

Bom, começarei explicando a linha azul. Ela foi o início de tudo. O ponto de partida para o atual movimento observado no mercado do boi gordo. Foi quando as escalas começaram a encurtar e o preço do boi gordo começou a ser pressionado para cima.

Já as retas vermelhas e tracejadas indicam a relação inversa entre escalas e preços. A segunda imagem do dia mostra o que aconteceu com a carne.

Gráfico 2.
Evolução do preço do boi casado no mercado atacadista de São Paulo (R$/kg).

Olha só a linha azul aí de novo, a virada da tendência de baixa que afligia os produtores. E olhe só o que ocorreu com os preços da carcaça casada nos últimos dias (retângulo vermelho). Isso sugere que a margem dos frigoríficos foi mantida, mesmo com a arroba em alta e traz uma pressão “saudável” aos preços da arroba. Portanto, olho nessa relação. A partir do momento que a carne encontrar uma forte barreira, pode-se criar algum tipo de dificuldade para que a pressão altista se mantenha.

E falando nisso, em alguns dias chegará a segunda quinzena do mês, mas logo virão os pagamentos dos 13os salários e também as festividades de fim de ano, que costumam aquecer muito o mercado interno.

Bom, em resumo temos um vácuo de oferta devido ao final da safra de animais confinados concomitantemente à falta de animais de pasto, que ainda não conseguiram engordar o suficiente para estarem prontos para o abate. Ao mesmo tempo, uma reação do consumo favoreceu pagamento mais alto pela arroba, mas o melhor nessas horas é ter cautela. Ganância demais é um grave defeito de quem vive de comercialização, em qualquer mercado.

E aqui faço um comentário bastante atrevido, pessoal: o bom mesmo é vender enquanto está subindo. Quem vende no topo é sortudo ou mentiroso, e sorte vai e vem. Quem vende na alta é sábio e consegue comercializar compassadamente. Quem vende na queda, em grande parte dos casos, já deixou a oportunidade passar. O segredo aqui é pagar as contas e tentar ao máximo proteger o lucro quando ele vem, e não necessariamente vender no preço máximo. Esse jogo pode ser perigoso. Portanto, se você vendeu e os preços continuaram subindo, não se preocupe nem fique chateado. O importante é manter sua margem.

Bom, espero que tenham gostado das novidades. Foi uma semana e tanto! Aproveito para convidá-los a participar ativamente das discussões através de e-mails e comentários. É sempre bom para enriquecer as análises.

Um grande abraço e até a semana que vem!

FONTE: www.agroblog.com.br / Autor: Lygia Pimentel

Nenhum comentário: