domingo, 16 de junho de 2013

Carne Hereford certificada: selo será lançado durante Feicorte 2013

Em 1998 surgiu a ideia do que seria o primeiro passo do Brasil rumo à diferenciação de carne bovina de qualidade nas gôndolas dos supermercados


DO PORTAL DO AGRONEGÓCIO
Foi naquele ano que a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) iniciou as tratativas com o antigo frigorífico Mercosul, do Rio Grande do Sul, para somente dois anos depois, em 2000, fazer o primeiro abate experimental dos animais produzidos pelos pecuaristas associados. Nasceu então a Carne Certificada Pampa, fruto do primeiro programa a certificar carcaças no Brasil.

Para ser fornecedor do programa, o pecuarista deve criar animais com no mínimo 50% de sangue britânico, apresentando padrão racial Hereford/Braford “Juntamos a qualidade do Nelore em termos de rendimento de carcaça com a eficiência alimentar e qualidade de carne Hereford”, explicou o superintendente administrativo da ABHB, Alfredo Drissen. As normas para certificação de carcaça permanecem até hoje, mas há uma novidade a ser lançada nos quase 13 anos de programa. Durante a Feicorte 2013, a maior feira indoor da cadeia produtiva da carne, a associação lançará o novo selo de “Carne Certificada Hereford”.

O novo selo substituirá a Carne Certificada Pampa para nacionalizar o programa. Hoje, além de abater animais com sangue britânico na Região Sul do País, a ABHB também abate em plantas frigoríficas de Mato Grosso do Sul, na cidade de Bataguassu, e na cidade paulista de Promissão. Ainda em 2013, a carne advinda do programa deverá ser produzida também no Mato Grosso e Goiás. “No Brasil Central, o cruzamento das raças Hereford e Braford com vacas nelore garante animais adaptados às condições do clima tropical sem perder as características de eficiência de produção e de carne de qualidade”, contextualiza Drissen.

A Associação Brasileira de Hereford e Braford atua com duas indústrias parceiras do programa “Carne Certificada Hereford”, o Frigorífico Silva e o Marfrig. Este último deu sequência à parceria após selar as compras das plantas do Frigorífico Mercosul, primeiro parceiro do programa. Já o Frigorífico Silva entrou no projeto em 2005 e, segundo o superintendente administrativo da ABHB, tem sido um parceiro importante ao levar a carne para mercados que vão além da Região Sul, como São Paulo e Rio de Janeiro. “A nossa carne está presente em mais de três mil pontos de venda do Brasil hoje, aproveitando o enorme potencial do mercado interno, que, cada vez mais, exige produtos capazes de superar suas expectativas", afirma Drissen.

O projeto tem atualmente mais de três mil fornecedores, com uma demanda em expansão, haja visto o crescimento do programa observado de quatro anos para cá. Em 2012, 56 mil animais certificados foram abatidos apenas no Rio Grande do Sul, todos inseridos nos padrões de qualidade, que passam que passam por padrão racial, dentição (J 6 ou J 4, dependendo da exigência do frigorífico parceiro), peso e padrão de acabamento. “A associação se certifica que os animais estão dentro do padrão racial estabelecido e do padrão que a indústria exige para garantir a qualidade por meio da maciez e sabor”, detalha Alfredo Drissen.

A premiação fica não somente por conta do produto diferenciado que o brasileiro leva para a sua casa, fomentando assim o aumento do consumo de carne bovinamas também na bonificação por arroba. Os animais abatidos dentro do programa que ganham o selo de certificação recebem plus de até 10% sobre o preço da arroba da estabelecido pelo Cepea / Esalq-USP para a região no dia do abate.

LANÇAMENTO

O novo selo “Carne Certificada Hereford” e uma série de eventos serão as atrações do estande da Associação Brasileira de Hereford e Braford na 19ª Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne. O evento acontecerá no dia 18 de junho, terça-feira, às 11h30min.

Nenhum comentário: