segunda-feira, 17 de junho de 2013

RS: resultado da 3ª Prova de Avaliação a Campo de reprodutores Angus é divulgado



Imagens

Fabiana Gomes, sócia-proprietária da Cabanha Catanduvas, recebendo premiação de primeiro lugar da PAC
Foto: Divulgação / Embrapa Pecuária Sul


Bagé/RS
Foram divulgados na última sexta-feira (14), em evento realizado na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), os resultados da 3ª Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores da raça Angus. O vencedor da PAC deste ano foi o touro “Catanduva 01750 Verídico 1531 – 1112”, de propriedade da Cabanha Catanduva, de Glorinha (RS). Na segunda colocação ficou o touro “Maya Haragano Hornero Pity”, da Cabanha da Maya, de Bagé, e na terceira colocação o touro “SW 483 Proteção Brigadier Bartolomé Proteção”, da Agropecuária Proteção, de Rio Grande (RS). A PAC é promovida pela Embrapa Pecuária Sul, com apoio da Angus Brasil.

Os animais de 11 propriedades foram avaliados em diferentes quesitos durante um período de 10 meses – de agosto de 2012 a maio de 2013. Entre os índices que são monitorados está o ganho de peso diário, o ganho de peso total, morfologia, área de olho de lombo, gordura subcutânea, entre outros. Segundo o pesquisador da Embrapa, Joal Brazzale Leal, os animais escolhidos para participar da PAC são selecionados pelos produtores e pela associação entre os melhores touros com cerca de um ano de idade.

De acordo com a classificação na PAC, os touros participantes são classificados em três categorias: Elite, Superior e Comercial. A participação dos animais na prova garante ainda maior possibilidade de comercialização de sêmen, uma vez que foram testados e comprovadas a qualidade genética de cada um. Segundo o pesquisador Marcos Yokoo, todos os animais que participaram da prova são excelentes e com grande potencial comercial. “As PACs proporcionam um melhoramento genético constante das raças, propiciando assim rebanhos com maior qualidade e produtividade”, ressaltou o pesquisador.

Ainda de acordo com o pesquisador Marcos Yokoo, o desempenho dos animais participantes da prova foi positivo, pois os tourinhos tiveram um ganho médio diário de 775 g. “Os animais fizeram a primeira pesagem em 28 de setembro do ano passado e estavam com 312 kg. Na última pesagem, feita em 12 de abril, os tourinhos, já com 19 meses, estavam com 465 kg, em média”, conta. O destaque deste ano, segundo o pesquisador, é que este resultado de ganho de peso foi obtido exclusivamente a pasto, sendo que nas duas primeiras edições da PAC foi necessário usar suplementação devido à estiagem e à pouca quantidade e qualidade do campo.

Fonte: Embrapa Pecuária Sul 

Nenhum comentário: