domingo, 18 de outubro de 2015

El Niño pode impor novo ciclo de alta nos preços de commodities


O fenômeno El Niño deu sinais muito claros nessa semana que será, sim, um dos mais fortes desde 1997. As tempestades, fortes chuvas e grandes pedras de granizo que atingiram estados do sul do Brasil deixaram dezenas de pessoas desabrigadas, lavouras de trigo e milho foram castigadas, pastagens ficaram debaixo de muito gelo. O El Niño deverá continuar forte pelo menos até o fim do verão aqui no Brasil. No exterior, o fenômeno já causa secas em várias regiões produtoras e isso pode dar novo suporte aos preços no mercado internacional.
Imagens do RS enviadas pelos telespectadores.

Conversei hoje com o climatologista do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Francisco Eliseu Aquino. Ele alertou que a previsão internacional e dos modelos do Brasil mostram excesso de chuva no sul, com tempestades severas em alguns casos, e temperaturas acima de média.
Imagens do RS enviadas pelos telespectadores.

“Verão vai ter forte influência do El Niño. De dezembro até fevereiro devemos ter chuva de 30% a 50% acima da média entre o Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Talvez na normalidade no centro-oeste. No norte e nordeste bem abaixo do esperado”, explica.
El Niño é capaz de alterar patamares de preços no mercado internacional?
Na edição do Mercado&Cia de hoje conversei também com Steve Cachia, da Cerealpar Corretora de Cereais. Segundo ele, o fenômeno El Niño não trouxe historicamente problemas para a produção da América do Sul, mas o alerta para os preços está focado em grandes produtores mundiais que estão sofrendo com seca.
“Temos notícias que está muito seco na Austrália, na Índia, na Ucrânia, na Rússia e, obviamente, se isso começar a dar suporte, como já deu nas semanas anteriores, a gente vai ver os mercados de soja e milho indo atrás de trigo. Pra frente tem que prestar atenção no El Niño, por mais que não traga danos diretos na produção de soja, pode oferecer suporte especulativo com base na queda de produção de produtos como o trigo”, enfatiza Cachia.
O El Niño na visão do climatologista da UFRGS, Francisco Eliseu Aquino:
O impacto nos preços na análise de Steve Cachia, da Cerealpar:
Confira mais imagens que os telespectadores do Mercado&Cia dividiram conosco nessa semana:
Imagens do RS enviadas pelos telespectadores.

Imagens:
Fernando Manjabosco/Coronel Bicuco-RS
Airton Becker/Cruz Alta-RS fotos de Tupanciretã
Jornal do Povo/Cachoeira do Sul-RS

Nenhum comentário: