segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Grupo argentino construirá um frigorífico no Uruguai

Um grupo empresarial argentino planeja construir uma pequena planta frigorífica dedicada à exportação de carne bovina no departamento de Soriano, no Uruguai. Os empresários já confirmaram a intenção de comprar um estabelecimento no local.
Os investimentos estrangeiros na indústria frigorífica uruguaia parecem ser um fenômeno que chegou para ficar. Após o desembarque dos grupos brasileiros Marfrig, que hoje opera cinco plantas, e JBS-Friboi, que opera o Frigorífico Canelones, se somou a chegada do Breeders & Packers Meat, o grupo inglês liderado por Terry Johnson. Esse último, construiu um frigorífico de última geração em Durazno que já está operacional, ainda que a um ritmo de abates inferior às 2.000 cabeças diárias que planeja.
Agora, um grupo investidor argentino, que já administra algumas empresas em seu país, tem interesse em desembarcar no Uruguai, comprar um estabelecimento municipal em Soriano e construir uma pequena planta frigorífica destinada à exportação.
Segundo fontes consultadas pelo El País, os investidores já estiveram no Uruguai há dois anos, fazendo diversas consultas na cadeia de carnes e, inclusive, reuniram-se com as autoridades do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), recolhendo diversos dados estratégicos para a análise do que seria seu possível investimento.
O Governo argentino mantém fechada as exportações de carne bovina e isso fez com que o país pudesse cumprir apenas com um terço de sua cota Hilton, que supera amplamente à do Uruguai. Porém, para eles, o Uruguai é atrativo, não somente pela seriedade de sua indústria frigorífica e seus sistemas produtivos, mas também, porque chega a mercados de valor, que a Argentina ainda não tem acesso (caso dos países do Nafta).
O prefeito de Soriano, Guillermo Besozzi, confirmou que os investidores argentinos já entraram em contato com a região e o estabelecimento que lhes interessou está localizado na rota 21, entre as cidades de Mercedes e Dolores.
Esse não é o primeiro investimento argentino na cadeia de carnes uruguaia, já que o grupo Quickfoods era proprietário do Frigorífico Colonia, hoje em mãos do brasileiro Marfrig, e também o argentino Pérez Compánc tem ações no Frigorífico San Jacinto.

FONTE: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: