sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Correlações dos preços do boi gordo entre as praças

As movimentações do boi gordo nas diferentes praças tendem a ocorrer de maneira correlacionada, pois, de maneira geral, são afetadas por fatores que extrapolam as fronteiras estaduais.
Com o comércio interestadual, tanto de carne como de bois para abate, a falta de bois ou carne em determinada região valoriza estes produtos ali e aumenta a demanda nas demais regiões, com conseqüente valorização.
Tomando São Paulo como referência, analisou-se a correlação entre as movimentações neste mercado nas diferentes praças e em Barretos-SP em 2010. Valores mais próximos a 1,0 indicam uma correlação maior.
Erechim-RS, Pelotas-RS e Alagoas apresentaram as menores correlações, 0,83, 0,79 e 0,78, respectivamente. Ainda assim, tais valores indicam correlação com os preços paulistas.
Nas demais praças, os valores foram iguais ou maiores a 0,95, o que indica forte ligação com as movimentações em São Paulo.
Isto não quer dizer necessariamente que os preços subam ou desçam acompanhando São Paulo, mas indica que o conjunto de fatores que agem sobre os preços atuaram de maneira semelhante nas regiões.
Em 2009, com o mercado do boi gordo frouxo e clima atípico, com período seco sutil, as correlações foram menores. Veja na figura 1.


As correlações das principais praças caíram em 2009, tanto em relação a 2010, como a 2008 e anos anteriores.

FONTE: SCOT CONSULTORIA

Nenhum comentário: