segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Semana crucial para a pecuária

A próxima semana será crucial para os pecuaristas da Campanha e da região Sul do Rio Grande do Sul. Se a situação iminente de estiagem continuar, poderá haver prejuízos na produção de gado de corte, que tem como alimentação principal o pasto. Segundo o diretor da Farsul Carlos Simm, a escassez de oferta de ambas regiões, que respondem por 80% da produção de gado de corte do RS, já está fazendo com que indústrias busquem abastecimento no lado Norte do RS. "Alguns caminhões já são vistos carregando gado nos municípios dos Campos de Cima da Serra, devido a dificuldade de a Metade Sul fornecer boi gordo." Simm não descarta que o produtor precise engordar os terneiros, diminuindo, assim, a fase de recria para garantir a oferta.
Segundo o assistente técnico da Emater, Fábio Schlik, a situação do pasto na Metade Sul do Estado é preocupante. Além do gado para abate, as vacas também estão sentindo os efeitos da alimentação deficiente, pois ficam fracas e não entram no cio. "Isso vai reduzir a oferta de terneiros na próxima temporada e deve elevar os preços."

O diretor-executivo do Sindicato da Indústria da Carne e Derivados no RS (Sicadergs), Zilmar Moussalle, afirma que a maioria das indústrias ainda não foi afetada pela situação. "Temos escalas prontas e encomendas atendidas. Damos preferência para o gado dessa região, mas, se faltar, vamos procurar em outra."

FONTE: Correio do Povo

Nenhum comentário: