quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Enchentes na Austrália prejudicam produção e exportação de gado

País está em segundo lugar nas exportações do produto, atrás apenas do Brasil

As enchentes no Estado australiano de Queensland vão atrapalhar a produção de carne bovina e limitar os embarques nos próximos meses, de acordo com o diretor e gerente de Relações Corporativas e Regulatórias da Swift Australia, John Berry.
A Swift é unidade do frigorífico brasileiro JBS na Austrália, maior produtor mundial de carne bovina. A Austrália está em segundo lugar nas exportações do produto, atrás apenas do Brasil.
Áreas amplas de Queensland, origem de 45% das exportações de carne bovina do país, foram inundadas nas últimas semanas. O fenômeno climático La Niña promoveu o segundo semestre mais úmido já registrado ao longo da Austrália, de acordo com a agência climática do governo, que prevê mais chuvas em áreas do Sul do Estado nos próximos dias.
“Queensland é a potência da produção de carne” na Austrália, com 40% do rebanho nacional, segundo Berry. Portanto, as enchentes têm impacto significativo na indústria e implicações para o processo de exportação. Os principais destinos das exportações de carne bovina australiana (dois terços da produção nacional) são Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, Rússia e outros países asiáticos, como a China.
O diretor executivo da Federação de Produtores de Queensland, Dan Galligan, declarou que a água dos alagamentos "ainda está se movimentando por meio de alguns rios e a área de danos é semelhante à de alguns países europeus". Ele explicou que serão necessárias algumas semanas para avaliar o verdadeiro impacto do problema, pois alguns criadores sequer conseguem chegar às suas fazendas. As informações são da Dow Jones.

FONTE: AGÊNCIA ESTADO

Nenhum comentário: