No balanço do ano, a associação contabiliza a criação do Selo de Carne Devon, a realização do concurso de carcaças e o recorde de preço obtido no Top Devon. A estratégia da ABCD foi atuar em todos os segmentos da cadeia: criadores, frigoríficos e consumidores,além de ações específicas que resultaram na conscientização dos interessados no valor do produto. A carne certificada devon, vendida com exclusividade pela Casa de Carnes Moacir em Porto Alegre (RS), segue padrões rigorosos que garantem cortes de extrema qualidade. A identificação da carne é feita a partir de um selo com o logo da raça, com informações como origem, sexo e idade do animal. O Frigorífico Coqueiro também é parceiro do projeto.
A 1ª edição do concurso de carcaça avaliou a capacidade de conversão em carne e o acabamento dos animais em pé. Os exemplares foram avaliados em lotes e individualmente, através de julgamento morfológico, bem como através de exames de ultra-sonografia para avaliação da área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea e depois, avaliação das carcaças no gancho. O objetivo do concurso foi fomentar a produção de exemplares de gado de corte com manejo adequado, visando à obtenção de acabamento dos animais para atender aos mercados mais exigentes de carne. "Esta iniciativa é concomitante com a evolução do mercado nacional como um todo, onde atualmente existem frigoríficos e consumidores finais valorizando e remunerando estes produtos diferenciados", afirma Elizabeth Cirne Lima, atual vice-presidente da entidade.
Em busca de prosseguir no caminho do aprimoramento da raça, em 2010, durante o Tour Devon, oito criadores brasileiros formaram um consórcio para importar sêmen de quatro touros. O sêmen importado deverá ser utilizado no 2º semestre de 2011. "Pretendemos ampliar o acesso ao material genético devon nas centrais de inseminação e permitir o maior acesso para aqueles que vêem na raça uma ótima oportunidade de negócio", planeja Santarém.
FONTE: Gazeta Digital
Autor: Wisley Tomaz
Autor: Wisley Tomaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário