segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Estímulo à criação de Devon

Com objetivo de estimular os jovens a criarem a raça devon (ABC) a Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) lança na próxima edição da Expointer, a 1ª prova destinada a exemplares de criadores de até 30 anos estreantes em competições. De acordo com Adelar Santarém, presidente da ABCD, os grandes campeões das categorias fêmea e macho receberão prêmio em dinheiro de R$ 10 mil cada. O objetivo é estimular os jovens a dar continuidade ao trabalho de evolução do devon, não só os filhos de tradicionais criadores, mas todas as pessoas interessadas.
No balanço do ano, a associação contabiliza a criação do Selo de Carne Devon, a realização do concurso de carcaças e o recorde de preço obtido no Top Devon. A estratégia da ABCD foi atuar em todos os segmentos da cadeia: criadores, frigoríficos e consumidores,além de ações específicas que resultaram na conscientização dos interessados no valor do produto. A carne certificada devon, vendida com exclusividade pela Casa de Carnes Moacir em Porto Alegre (RS), segue padrões rigorosos que garantem cortes de extrema qualidade. A identificação da carne é feita a partir de um selo com o logo da raça, com informações como origem, sexo e idade do animal. O Frigorífico Coqueiro também é parceiro do projeto.

A 1ª edição do concurso de carcaça avaliou a capacidade de conversão em carne e o acabamento dos animais em pé. Os exemplares foram avaliados em lotes e individualmente, através de julgamento morfológico, bem como através de exames de ultra-sonografia para avaliação da área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea e depois, avaliação das carcaças no gancho. O objetivo do concurso foi fomentar a produção de exemplares de gado de corte com manejo adequado, visando à obtenção de acabamento dos animais para atender aos mercados mais exigentes de carne. "Esta iniciativa é concomitante com a evolução do mercado nacional como um todo, onde atualmente existem frigoríficos e consumidores finais valorizando e remunerando estes produtos diferenciados", afirma Elizabeth Cirne Lima, atual vice-presidente da entidade.

Em busca de prosseguir no caminho do aprimoramento da raça, em 2010, durante o Tour Devon, oito criadores brasileiros formaram um consórcio para importar sêmen de quatro touros. O sêmen importado deverá ser utilizado no 2º semestre de 2011. "Pretendemos ampliar o acesso ao material genético devon nas centrais de inseminação e permitir o maior acesso para aqueles que vêem na raça uma ótima oportunidade de negócio", planeja Santarém.


FONTE: Gazeta Digital
Autor: Wisley Tomaz

Nenhum comentário: