Confesso que para mim foi uma surpresa. A Índia está entre os quatro maiores exportadores mundiais de carne, perdendo apenas para o líder Brasil, EUA e Austrália. Detalhe: o pais asiático embarca somente carne de búfalo. Em 2009, foram vendidas 700 mil toneladas. Já EUA e Brasil comercializam carne bovina.
Conversei em Buenos Aires, durante o Congresso Mundial da Carne, lá realizado na semana passada, com Rashid Kadimi, presidente da All Índia Meat & Livestock Exporters Association, empresa que abate 15 mil cabeças de búfalos ao dia e cuja sede fica em Mumbai. Manda carne para a África, países do Sudeste da Ásia (Filipinas, Tailândia), entre outros. Kadimi revelou que estava na Argentina fazendo contatos visando ampliar o mercado.
Ele acredita que dois países vão se sobressair ainda mais no tabuleiro futuro do comércio internacional de carne: Brasil e Índia. Sob o ângulo dos importadores, China e Rússia deverão intensificar suas compras a médio e futuro prazos. Segundo Kadimi, a Índia possui 97 milhões de cabeças de búfalos. É um rebanho e tanto.
Kadimi lembra que seu país não exporta carne bovina. Mas está enganado quem pensa que nenhum indiano come carne de vaca. “Os cristãos a consomem”, revela Kadimi.
Sebastião Nascimento
FONTE: AGROBUFALO
Nenhum comentário:
Postar um comentário