quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ainda há vagas para o II Encontro Técnico da Apropampa/RS


Os interessados em participar do II Encontro Técnico da Apropampa ainda podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail sac@cppsul.embrapa.br ou pelos telefones (53) 3240-4654/4689. O evento será promovido nesta sexta-feira (27) e no sábado (28) pela Associação dos Produtores de Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (Apropampa), a Embrapa Pecuária Sul e a Alianza del Pastizal. O objetivo é discutir o papel das Indicações Geográficas (IG) na produção de carne diferenciada e o retorno econômico que estas indicações proporcionam, além de divulgar a Indicação de Procedência da Carne do Pampa Gaúcho Meridional entre os produtores da região e fomentar a conquista de novas Indicações Geográficas em outras regiões do Rio Grande do Sul. As palestras serão realizadas no auditório da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé.

A primeira palestra, às 9h, trata das Indicações Geográficas como ferramenta de agregação de valor. O tema será abordado pelo consultor Fernando Schwank. Na sequência, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carlos Nabinger, fala sobre as bases de formação da Apropampa – raças, solo e vegetação. A primeira palestra da tarde traz como tema o histórico das raças, com o pesquisador Joal Brazzale Leal. Na mesma tarde, o gerente de Sustentabilidade do Grupo Marfrig, Mathias Almeida, fala sobre a importância da sustentabilidade para o mercado de carne, e o pesquisador Fernando Cardoso faz uma abordagem sobre qualidade da carne associada às raças e ao sistema de alimentação.

No sábado pela manhã, o pesquisador Sérgio Gonzaga fala sobre o programa Boas Práticas Agropecuárias, da Embrapa, e o zootecnista Stavros Platon Tseimazides traz à pauta as questões ligadas ao bem-estar animal. O pesquisador Danilo Sant’Anna faz a penúltima palestra da manhã, que trata dos aspectos produtivos e econômicos da produção pecuária no Bioma Pampa. No encerramento do ciclo de palestras, os integrantes do Conselho Regulador da Apropampa explicam sobre o regulamento técnico, processos de registro e controles da Associação.

Durante a tarde, será realizada uma atividade de campo, com apresentação de uma área de campo nativo melhorado com novilhos em fase final de terminação.

O evento tem patrocínio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) do Governo do Rio Grande do Sul, da Embrapa, do Grupo Marfrig, do Senar/RS, e conta com o apoio da Emater/RS-Ascar.

Programação
Data: 27 e 28 de maio (sexta-feira e sábado)
Local: Auditório da Embrapa Pecuária Sul – Bagé/RS

Sexta-feira, 27 de Maio
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura
9h – 10h - As Indicações Geográficas como ferramenta de agregação de valor. - Fernando Schwank
10h15 – 11h15 - Bases de formação da Apropampa: raças, solo e vegetação - Carlos Nabinger
12h – 13h30 – Almoço
13h30 – 14h30 - Histórico das raças – Joal Brazzale Leal
14h30 – 15h30 - A importância da sustentabilidade para o mercado de carne – Mathias Almeida
15h45 – 16h45 - Qualidade da carne associadas às raças e sistema de alimentação – Fernando Cardoso

Sábado, 28 de maio
8h – 9h - Boas Práticas Agropecuárias – Sérgio Gonzaga
9h – 10h - O bem-estar animal na produção de carne – Stavros Platon Tseimazides
10h15 – 11h15 - Aspectos produtivos e econômicos da produção pecuária no Bioma Pampa – Danilo Sant’Anna
11h15 – 12h15 - Sistema de produção da Apropampa – regulamento técnico, processos de registro e controles – Conselho Regulador da Apropampa
Almoço
Tarde de campo: Área de Campo Nativo Melhorado com novilhos em fase final de terminação.
FONTE: assessoria de imprensa da Embrapa Pecuária Sul

Nenhum comentário: