terça-feira, 24 de maio de 2011

Margem dos frigoríficos próxima da média histórica

O consumo de carne bovina tem pressionado o mercado do boi gordo e isso tem feito os frigoríficos tentarem preços menores para a arroba.

No entanto, segundo levantamento realizado pela Scot Consultoria, considerando a praça de São Paulo, o equivalente físico, que apura as margens do frigorífico com a venda da carne com osso, registrou no último dia 23 de maio, segunda-feira, uma defasagem de 9,9% em relação à arroba do boi gordo.

A média histórica é de -9,6% e a maior diferença alcançada em 2011 foi de -11,0%, ou seja, não muito distante da média. Veja figura 1.


Além disso, é preciso considerar que as indústrias, além de comercializarem a carne bovina com osso, vendem couro, sebo, miúdos e derivados – sem contar que muitas delas realizam a desossa, o que faz com que a margem de comercialização melhore em relação ao boi gordo.

Atualmente a diferença entre o que se paga pela arroba e a venda de carne com osso, couro, sebo, miúdos, derivados e subprodutos (Equivalente Scot Carcaça), é de 13,29%, um pouco abaixo da média histórica, de 13,95%.
FONTE: SCOT CONSULTORIA

Nenhum comentário: