quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ABHB entrega distinção inédita aos criadores destaque do PampaPlus



A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) entregou pela primeira vez o Mérito Seleção Genética PampaPlus. A distinção, criada com o intuito de incentivar o aprimoramento de plantéis e a participação dos associados em um importante programa de melhoramento genético realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A ABHB, consciente de que a qualidade dos rebanhos é fator primordial para o sucesso das raças que representa, vem realizando um trabalho forte de valorização dos touros que por mérito genético e avaliação fenotípica, recebem a chancela do registro especial da dupla marca (HH e BB).


Os critérios para essa classificação são rígidos: apenas os animais 30% melhores colocados na avaliação final de todos os animais avaliados em conjunto são candidatos e apenas os que passarem pela avaliação de um inspetor técnico credenciado pela ABHB, que avalia as características fenotípicas e genotípicas recebem a distinção.

O mérito é auferido ao plantel de cada raça que obteve o maior percentual de animais candidatos a receber a dupla marca sobre o número de animais avaliados ao sobreano.


Na Raça Herford, as três cabanhas com maior percentual de candidatos foram: Agropecuária São Jorge, de Élio Coradini Filho (Aceguá/RS), Estância Pedras Brancas, de José Bias de Leon Rochinhas (Dom Pedrito/RS), e a grande vencedora, Estância Bela Vista, de Celina Albornoz Maciel (Santana do Livramento), que obteve percentual de candidatos igual a 52,5%.

No Braford, os três melhores colocados foram: Estância Bela Vista, de Celina Albornoz Maciel (Santana do Livramento/RS), Estância Carcávio, de Antônio Guerra Soares (Santana do Livramento/RS) e a vencedora: Estância Santa Genoveva, de Renato Kalil e Filhos (Hulha Negra/RS) com 57,9%.

O Mérito foi entregue pelos coordenadores do PampaPlus: Dra. Thais Pires Lopa, representando a ABHB, e Dr. Fernando Cardoso, representando a Embrapa Pecuária Sul.

FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HEREFORD E BRAFORD

Nenhum comentário: