terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Brasil vai esclarecer importadores


Serão feitos encontros bilaterais, missões e reuniões com os principais parceiros comerciais do país
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai intensificar os contatos com os principais países importadores de carne bovina para esclarecer o comunicado feito na última sexta-feira, 07, sobre um caso de ocorrência não clássica do agente da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), verificado em 2010.
Nesta tarde, 10, o adido agrícola japonês no Brasil, Kentaro Morita, se reunirá com técnicos das secretarias de Relações Internacionais e de Defesa Agropecuária para obter mais informações, a fim de subsidiar o governo daquele país.
Amanhã, 11, o adido agrícola brasileiro, Gutemberg Barone, se encontrará com o diretor do escritório de Segurança de Importações de Alimentos japonês, Hideshi Michino, para entregar um relatório completo a respeito do caso, bem como, os ofícios de entidades internacionais validando os procedimentos de defesa sanitária animal que o Brasil adota.
O Mapa também planeja a organização de missões técnicas para visitar os 20 principais parceiros comerciais do Brasil em todo o mundo. “O governo como um todo está mobilizado para dar amplo esclarecimento sobre o ocorrido, para que não pairem dúvidas com relação à segurança do nosso sistema de defesa sanitária animal”, enfatiza José Carlos Vaz, Secretário-Executivo do Mapa. Os embaixadores e os adidos agrícolas serão chamados a colaborar, reforça ele.
Segundo Ênio Marques, secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, reações intempestivas são de certa forma previsíveis. “A nossa principal arma é a informação. Estamos preparados para responder a todos os questionamentos dos nossos parceiros comerciais” reitera. Ele informa ainda que o governo brasileiro está disposto a fazer reuniões bilaterais em Paris e em Genebra, nas próximas semanas, para esgotar o assunto.
FONTE: MAPA

Nenhum comentário: