quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

África do Sul confirma embargo à carne brasileira


O Ministério da Agricultura confirmou que acaba de receber a notícia de embargo da África do Sul às carnes bovinas. A Pasta ainda não analisou as alegações dos sul africanos, mas o embargo é noticiado dias após a confirmação do caso "não clássico" de "vaca louca" no Paraná.

Com a confirmação, a África do Sul se junta ao Japão e à China nos embargos oficialmente declarados ao governo brasileiro. O Japão, que importa pequenos volumes de carne brasileira, ignorou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e anunciou o embargo ao produto no sábado, e desde então aumentaram as especulações de que compradores maiores, como Rússia Irã e Egito, poderiam fazer o mesmo.

As autoridades brasileiras têm afirmado que se trata de um caso atípico. Porém, persiste a desconfiança no mercado internacional com a demora brasileira em revelar o caso ocorrido em 2010.

Em Moscou, o problema da vaca louca continua também no exame das autoridades russas, mas parece que não é ainda desta vez que Moscou vai ampliar as dificuldades para a importação de bovinos brasileiros.

Quanto ao Egito, também não há nada confirmado. Como Irã e Egito costumam seguir as decisões da União Europeia nesse campo e o bloco informou ontem que não pretende erguer barreiras contra o Brasil, o temor diminuiu.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: