quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Produtores gaúchos investem no manejo de bovinos britânicos para atender a demanda pela carne


Pecuaristas da região da Campanha buscam a certificação do produto, que é comercializado em diversos países


Anderson Petroceli
Foto: Anderson Petroceli / Agencia RBS
Raças como braford e angus se adaptam ao clima da Campanha do RS
Pecuaristas da região da Campanha, no Rio Grande do Sul, estão ampliando os rebanhos com raças de origem britânica. A procura crescente do mercado por essa carne estimula os produtores a realizarem o melhor manejo dos animais nos campos nativos para garantir a certificação do produto, que é comercializado em diversos países.

O pecuarista Otto Manoel Alves investe em braford há 30 anos. Em sua propriedade, ele cria 1,8 mil animais somente em pastagens nativas. Proveniente da cruza com o zebu, uma raça mais rústica, eles se adaptam facilmente ao clima frio e quente do Estado. O pecuarista acredita que o negócio é rentável a curto prazo e tem um mercado com uma grande demanda para atender.

Com o mercado em expansão e a procura pela carne, os produtores apostam cada vez mais em genética. Na propriedade de Marcelo Macedo Linhares, por exemplo, parte do rebanho é destinada para a venda de reprodutores e o restante é comercializado em frigoríficos.

Linhares apostou na raça angus. Devido às facilidades com o manejo e ao valor agregado, ele já está pensando em ampliar a criação, que conta com três mil animais.

– É um animal que aguenta inverno, geada, calor. Outra vantagem dele também é a qualidade da carne – aponta o pecuarista.

Conhecer a origem dos alimentos é uma realidade percebida com relação ao comportamento dos consumidores, que estão mais exigentes, informados e conscientes da qualidade. Para atender às exigências, produtores se adaptam ao novo cenário.

Um exemplo que ilustra a situação é o projeto Carne Certificada Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford. Lançado em 2000, em Bagé, o projeto fornece carne para frigoríficos e grifes de carnes e abriu portas para diversos programas de certificação de carne de qualidade no país. A ideia é  garantir ao consumidor uma carne com sabor diferenciado e, ao mesmo tempo, aumentar a remuneração do pecuarista pelo produto de padrão internacional.

– Elas têm uma atração de mercado porque o terneiro tem valido em torno de 20% a mais.  O projeto tem produzido carne de qualidade – afirma o presidente da iniciativa.

As feiras de britânicos realizadas em Santana do Livramento têm representado boas oportunidades de negócios. Na última, por exemplo, a arrecadação total foi de R$ 3 milhões, dando ao município a terceira feira do Estado em faturamento.
fonte: CANAL RURAL

Nenhum comentário: