sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mais três unidades da Marfrig recebem o selo Rainforest Alliance Certified™

Mais alto nível de exigência internacional atesta processo de produção sustentável, produtos que respeitam o meio ambiente, as condições sociais e o bem-estar animal



Mais três unidades produtivas da Marfrig Beef, segmento de negócios de carne bovina do Grupo Marfrig, foram aprovadas para processar carnes e derivados com a certificação Rainforest Alliance Certified. O selo atesta que as unidades produtivas detêm processos que garantem a rastreabilidade da matéria-prima utilizada no processamento dos produtos, demonstrando que estes vêm de fazendas certificadas pela Rede de Agricultura Sustentável (RAS), que seguem rigorosas normas internacionais de conservação ambiental, de respeito aos trabalhadores e às comunidades locais e regras de bem-estar animal. A empresa continua sendo a única do setor, no mundo, a ter o selo.

As novas plantas certificadas são Pampiano (RS) e Promissão I e II (SP), além de Tangará da Serra (MT), que teve sua auditoria revalidada. Entre os produtos que podem ser vendidos com o selo estão carne bovina in natura, cozida congelada ou enlatada, cortes especiais e beef jerky.

Em 2012, a unidade produtiva da Marfrig Beef Tangará da Serra tornou-se a primeira indústria de alimentos do setor aprovada para produção de carne Rainforest Alliance Certified. Como naquela ocasião, a auditoria das plantas certificadas neste ano foi conduzida pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Ima flora), única entidade credenciada oficialmente para outorgar o certificado no Brasil.

Os requisitos para a certificação foram estabelecidos pela RAS, entidade internacional que congrega organizações conservacionistas e independentes e detentora da norma de certificação que dá direito ao uso do selo Rainforest Alliance Certified.

Por enquanto, a matéria-prima utilizada para processar os produtos com o selo vem do Grupo de fazendas São Marcelo, em Tangará da Serra (MT), a primeira e única empresa agropecuária de produção de ciclo completo de gado a receber o certificado até o momento. Para isso, a fazenda atendeu aos 136 critérios socioambientais estabelecidos, que vão desde a redução da emissão de gases de efeito estufa até a implementação de práticas de bem-estar animal, passando pela garantia de boas condições sociais dos funcionários e suas famílias.

“Esperamos ter mais fornecedores certificados no futuro. Algumas propriedades que estão no nível mais alto do nosso programa de relacionamento Marfrig Club já cumprem os requisitos da certificação Rainforest Alliance Certified e vamos incentivá-los a obter o selo. Além do reconhecimento, este é um importante passo para capturarmos oportunidades de negócios em todo o mundo, já que clientes e consumidores estão cada vez mais preocupados em adquirir produtos que respeitam o meio ambiente, a sociedade e o bem-estar animal”, afirma Andrew Murchie, CEO da Marfrig Beef Brasil.

Os consumidores brasileiros já podem adquirir carne certificada. Em junho deste ano, o Carrefour tornou-se a primeira rede de hipermercados do mundo a comercializar carne bovina com o selo Rainforest Alliance Certified, produzida pela Marfrig Beef.

Sustentabilidade e qualidade Marfrig

As unidades produtivas do Grupo Marfrig que receberam a certificação Rainforest Alliance Certified são referência mundial em produção sustentável de carne bovina. As plantas dispõem da mais alta tecnologia em processos e equipamentos, além de serem habilitadas para exportação para o mercado europeu.

Além da certificação Rainforest Alliance Certified, elas são certificadas nas normas ISO 14001 (Ambiental), ISO 22000 (Segurança dos Alimentos), OHSAS 18001 (Saúde e Segurança) e SA 8000 (Responsabilidade Social). Essas certificações são a base do Sistema Integrado de Gestão (SGI) da Marfrig Beef, implantado de forma pioneira em todas as suas unidades industriais no Brasil. É um modelo único no mundo, pois contempla os principais processos monitoráveis na indústria de alimentos: garantia de qualidade e segurança do alimento, relações com o meio ambiente e a sociedade, integridade física e mental dos trabalhadores e melhoria contínua dos processos, projetos, serviços e produtos.

Comprometida em estimular a adoção das melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva da carne, a Marfrig também realiza o avaliação dos fornecedores de gado de acordo com critérios socioambientais. O sistema de compras da companhia só permite aquisições de gado após verificação de licenças ambientais, conferência de CNPJ e CPF do produtor na lista de embargos do IBAMA e trabalho escravo do Ministério do Trabalho e imagens de satélite das propriedades dos fornecedores no bioma Amazônia, onde é verificados a ocorrência de novos desmatamentos e sobreposição com terras indígenas e unidades de conservação.

Sobre o Grupo Marfrig

O Grupo Marfrig é uma das maiores empresas globais de alimentos à base de carnes de aves, bovina, suína, ovina e de peixes. Sua plataforma operacional diversificada e flexível é composta por unidades produtivas, comerciais e de distribuição instaladas em 15 países. Considerada uma das companhias brasileiras de alimentos mais internacionalizadas e diversificadas, seus produtos estão presentes hoje em 110 países. Com mais de 46 mil colaboradores, o Grupo Marfrig é o maior produtor de ovinos na América do Sul, o maior produtor de aves do Reino Unido e a maior companhia privada no Uruguai e na Irlanda do Norte.

Para mais informações sobre o Grupo Marfrig, acesse www.marfrig.com.br.

Nenhum comentário: