quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Começa novo ciclo do fórum “De onde virão os terneiros?”


A cidade de Pelotas recebeu a 56º Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, nesta terça-feira, dia 17.12. Promovido pelo Sistema Farsul, a edição deu início ao novo ciclo do tema “De onde virão os terneiros?”, com o objetivo de debater a pecuária de precisão.

A Associação Rural de Pelotas recebeu cerca de 170 pessoas que acompanharam as palestras que se estenderam ao longo do dia.
O primeiro palestrante do seminário foi o engenheiro agrônomo do Departamento de Zootecnia da UFRGS, José Fernando Piva Lobato, que falou sobre o aumento da produção e da qualidade dos terneiros . Na sequência, foi a vez da pesquisadora do Departamento de Zootecnia da UFSM, Luciana Pötter, que abordou a Suplementação alimentar na recria de terneiros. Encerrou o painel o Dr. Vanerlei Roso, da Genesys Consultores Associados.


A rentabilidade para pecuária de corte foi abordada pelo economista do Sistema Farsul, Antônio da Luz, que demonstrou os custos de produção pecuária, seguido da palestra internacional, do Dr. Juan Manuel Soares de Lima, do INIA Tacuarembó (Uruguai), que deu ênfase ao tema principal do forum, que é a pecuária de precisão.
Falaram ainda, o Prof. Ricardo Zambarda Vaz, do Departamento de Zootecnia da UFPel sobre desmame precoce e, por último, o Dr. Jamir Luís Siva da Silva, da Embrapa Clima Temperado de Pelotas, sobre a sistemas de integração lavoura-pecuária. 

O evento começou na segunda-feira, dia 16.12 com um Dia de Campo que contou com a participação de cerca de 90 pessoas, entre produtores e estudantes, que visitaram três propriedades da região. Elas foram selecionadas por apresentarem indicadores acima da média do RS em decorrência de mudanças no sistema de produção e manejo, nos últimos anos. As propriedades que receberam o grupo foram a Fazenda Paraíso , da família de Vilmar Brasilem, em Herval; Granja Silvana, de Guilherme Medeiros Echenique; e Condomínio Agropecuário Capão Redondo, de Rosa May de Oliveira Sampaio, ambas em Pedro Osório.


Para o diretor Administrativo da Farsul, Francisco Schardong, é possível fazer uma avaliação positiva do ciclo que discute o futuro da pecuária gaúcha , considerando um evento consolidado. Segundo o dirigente, “ foram atingidas as principais regiões produtoras do Estado e o desafio agora é manter o sucesso e iniciar a busca pela pecuária de precisão”.

O presidente da Farsul, Carlos Sperotto e o vice-presidente da entidade,  Gedeão Pereira e o superintendente da Casa Rural - Centro do Agronegócio, José Alcindo Ávila, também participaram do evento. 

O seminário “De Onde Virão os Terneiros” é uma realização do Senar-RS, com promoção do Sistema Farsul, apoio do Departamento de Zootecnia da UFRGS e jornal Zero Hora e patrocínio do Programa Juntos para Competir, uma iniciativa de Farsul, Senar-RS e Sebrae.

Nenhum comentário: