Ninguém na cadeia de carnes consegue explicar por que o Paraguai, com um tipo de carne diferente da do Uruguai e com menos mercados, consegue vender a tonelada de exportação com melhor preço que os frigoríficos uruguaios, informou o jornal uruguaio, El País Digital.
O Uruguai conta com mais de 100 mercados para sua carne bovina, inclusive é o único país da região que pode ter acesso aos mercados do Canadá, Estados Unidos e México, mas também faz diferença na União Europeia (UE), onde tem uma cota com preferência tarifária muito superior à cota do Paraguai (são 6.300 toneladas contra apenas 1.000 toneladas do Paraguai).
Junto com esses quatro mercados potenciais está a Rússia, que está superando amplamente nas compras, representando hoje mais de 20% da carne exportada, e muitos outros de menor demanda, mas que, no momento de se vender a carcaça, corte a corte, possibilitam uma melhor equação econômica. Já a indústria paraguaia tem como principais mercados Chile, Rússia, Venezuela e Oriente Médio.
O presidente da Câmara Paraguaia de Carne, Corni Pauls, disse que o faturamento do setor cresceu em 30% no primeiro semestre de 2010, o que demonstra com clareza a valorização da carne paraguaia. Para ele, a grande diferença no preço da tonelada de exportação de carne paraguaia pode se justificar pelo aumento das vendas, nos últimos meses, aos mercados da Venezuela e do Chile. Porém, a grande diferença está no mercado chileno, que também é cliente do Uruguai, mas onde os paraguaios têm vantagens de proximidade. Os frigoríficos paraguaios enviam um grande volume de carne bovina resfriada e o produto é embarcado via caminhão, o que reduz os custos. O Uruguai vende ao Chile os mesmos cortes, mas congelados e via marítima.
O Paraguai será um forte competidor dos demais países do Mercosul no futuro. Hoje, tem 500 estabelecimentos com rastreabilidade individual aprovada para a UE, o que representa mais de 1 milhão de cabecas, quando no ano passado contava apenas com 38 estabelecimentos.
FONTE: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
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