segunda-feira, 12 de julho de 2010

Rússia avalia importar gado em pé do RS

Ministério da Agricultura vai entrar em contato com associações de raça para apreciar oferta
A estratégia do Brasil de colocar encarregados de negócios agrícolas nas embaixadas pode em breve causar o primeiro impacto na pecuária do Rio Grande do Sul. O superintendente do Ministério da Agricultura no Estado, Francisco Signor, recebeu a informação do adido agrícola Reinaldo Junqueira, instalado há menos de dois meses em Moscou, de que a Rússia quer importar gado em pé.
A intenção dos russos seria adquirir animais jovens para abate no destino.
– Eles querem animais de raças europeias, que podem suportar o inverno deles. Seria para logo e em grandes volumes. Um navio leva de 10 mil a 15 mil animais. Isso é um atestado de sanidade do nosso rebanho – diz Signor.
Segundo o superintendente, o próximo passo será entrar em contato com as associações de raça no Estado para confirmar a existência de oferta e viabilizar a operação. Seria um negócio semelhante às exportações que ocorrem hoje para países do Oriente Médio, uma alternativa contestada pelos frigoríficos. A indústria alega que a exportação diminui o abate no RS, deixa de gerar empregos e de agregar valor na cadeia.
O presidente da Associação Brasileira de Angus, Joaquim Mello, considera positivo o interesse russo por ser uma notícia que deve ter reflexos nos preços pagos aos pecuaristas.
– Vejo isso com bons olhos. Sempre que entra alguém novo comprando, mexe com o mercado – afirma Mello, lembrando que o início da exportação de animais em pé para o Oriente Médio, em 2005, ajudou a enxugar a oferta no Estado.

FONTE: Zero Hora

Nenhum comentário: