terça-feira, 24 de agosto de 2010

Confinamento e preços no MS

A oferta curta e a demanda dos frigoríficos paulistas por animais no Mato Grosso do Sul causou reajustes nos preços do boi gordo nas três praças pesquisadas.
De acordo com levantamento da Scot Consultoria, o preço referência para o pagamento a prazo está em R$84,00/@, livre de imposto. Para o pagamento à vista os negócios ocorrem em R$83,00/@, livre de funrural.
Com essa alta, o preço do boi gordo no Mato Grosso do Sul está 6,3% maior que há trinta dias (figura 1).

O mercado segue firme desde o início do ano. Houve um momento de mercado mais frouxo apenas de meados de abril ao início de maio, quando as pastagens perderam capacidade de suporte e houve aumento na venda de bois.
Atualmente, as pastagens estão com capacidade de suporte baixa, o que praticamente descarta a retenção de animais. Isto mostra que a oferta é curta e deve manter o mercado firme até o aumento da saída de animais de confinamento.
No Mato Grosso do Sul a oferta de animais confinados é menor, quando comparada a Goiás, Mato Grosso ou São Paulo. Mas o confinamento tem efeito sobre os preços no MS porque supre a indústria paulista com animais de outros estados.
Isso diminui a demanda dos frigoríficos paulistas por bois do Mato Grosso do Sul.

FONTE: SCOT CONSULTORIA

Nenhum comentário: