segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Programa Montana coloca à venda os melhores touros da safra 2008


O Programa Montana selecionou os 100 melhores touros da safra 2008 para o Megaleilão Virtual Montana 2010, que acontece no dia 9 de setembro, a partir das 20:30h, com transmissão do Canal do Boi. Os touros à venda foram selecionados a dedo para participarem do principal evento do Programa Montana. Todos os animais são geneticamente avaliados e possuem o CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção – emitido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para os 23% melhores machos da safra.

Em 2008 nasceram cerca de 7.000 machos nas fazendas dos franqueados Montana. Esses animais são avaliados do nascimento aos 14 meses de idade. As DEPs (Diferença Esperada na Progênie) geradas a partir dessas avaliações compõem o Índice Montana, que inclui características como peso ao desmame (30%), ganho de peso pós-desmama (40%), musculosidade (10%), Circunferência Escrotal (10%) e Peso ao Nascer (-10%). Apenas os 23% melhores machos de cada safra recebem o CEIP, e podem ser comercializados. Os melhores da safra 2008, dos 5 franqueados das regiões Sudeste e Centro-oeste, com Índice Montana acima dos 5 pontos, serão ofertados no Megaleilão Montana 2010.

“No momento da seleção e marcação dos touros já selecionamos quem são os candidatos a participarem do Megaleilão. Devem ser os animais com as melhores avaliações genéticas e fenotipicamente perfeitos. Após o andrológico, os animais passam por uma segunda avaliação visual para confirmarem sua participação no evento. Além dos 100 touros de alto Índice Montana, também ofertaremos 4 touros do Teste de Progênie deste ano. É a oportunidade do cliente se tornar parceiro do Programa Montana e adquirir a genética TOP da safra 2008,” informa Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa.

Os compradores do Megaleilão têm vantagens de frete e pontos de entrega de touros para facilitar a retirada. O frete rodoviário é livre para cargas de 16 ou 24 touros, para qualquer lugar do país. Outra opção é retirar os touros nos seguintes pontos de entrega: Pontes Gestal/SP, Presidente Venceslau/SP, Aporé/GO, Miranda/MS, e Rio Brilhante/MS.

As informações são da assessoria de imprensa do evento.
FONTE: Agrolink

Nenhum comentário: