terça-feira, 24 de agosto de 2010

RS: primeiras estrelas chegam a Esteio

Foi dada a largada para Expointer 2010, que começa sábado e vai até 5 de setembro. Depois de 22 horas de deslocamento e espera para entrar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, um borrego Corriedale, da Cabanha Recreio, de Uruguaiana, foi o primeiro a descer no desembarcadouro, ontem.
O secretário da Agricultura, Gilmar Tietböhl, abriu o portão pontualmente às 6h para as estrelas da mostra, que busca o recorde de R$ 1,01 bilhão registrado em 2009. "A feira está pronta, vamos trabalhar."
Segundo o cabanheiro Antônio da Silva, ao chegar cedo, a intenção foi recuperar o animal do estresse da viagem e evitar tumulto na recepção. A cabanha, de Pedro Bofill, participa com três ovinos. Os animais foram transportados com 18 exemplares Corriedale e Texel, todos da Fronteira-Oeste.
Os equinos da Estância Santa Marta, de São Borja, desembarcaram logo a seguir, após a noite naestrada e uma hora na fila em frente ao parque. A primeira a descer foi a égua Volumosa 437 Maufer, que disputará o Freio de Ouro.
De acordo com o chefe de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura (Seappa), José Arthur Martins, dos 5.628 animais de argola inscritos, 4,8 mil devem confirmar presença. A feira teve inscrição, ainda, de 2.163 rústicos.
O chefe da Fiscalização e Defesa da Seappa, Nilton Rossato, aconselha aos expositores anteciparem a chegada para evitar movimento intenso. Os animais serão recebidos por 123 profissionais, entre veterinários, zootecnistas e auxiliares, que se revezarão das 6h às 24h.
Até as 22h de ontem, 293 haviam entrado no parque, sendo 120 equinos, 103 ovinos e 70 bovinos. Onze foram reprovados. Destes, quatro equinos estavam com corrimento nasal purulento. E três equinos e quatro bovinos tinham sintomas de papilomatose.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário: