Equipe
Composto por segmentos teóricos e práticos, o curso será ministrado pelos especialistas em Melhoramento Genético do Promebo e Gensys Consultores Associados. E neste ano, pela primeira vez, também participará do time de professores o experiente técnico e mestre da UFRGS, Dr. Jaime Tarouco. Ele abordará o tema da Ultrassonografia de Carcaças.
Haverá também a apresentação de um case da Cabanha Santo Antão, vencedora do Premio Luis Alberto Fries - 2009, a cargo do selecionador de Angus e técnico da ABA, Dr. Flávio Montenegro Alves. O curso é requisito obrigatório para o credenciamento de novos avaliadores para coleta de dados a campo do programa Promebo - Angus.
As abordagens teóricas terão como local o auditório da ABA, na Av. Carlos Gomes, 141 conjunto 501, em Porto Alegre, RS, e os treinamentos práticos serão realizados na Cabanha La Cornélia, propriedade da selecionadora Leila Settineri Schetert, em Tapes, RS.
Teoria e prática
No dia 19 (uma sexta-feira) os participantes terão o curso teórico de capacitação, cujo programa conta com palestras explicativas sobre os benefícios da utilização do melhoramento genético nos rebanhos, as características que devem ser avaliadas e os usos que se pode dar a estas informações: utilização em relatórios genéticos, orientações de como ler um sumário de touros, etc.
Já no dia 20 acontece o credenciamento de avaliadores do Promebo, com o desenvolvimento prático das teorias estudadas. Será uma atividade de campo, realizada na Cabanha Lá Cornélia, onde serão apresentadas as informações mais importantes aos profissionais que estão buscando o credenciamento, além das simulações práticas de avaliações de animais Angus a campo. Também haverá um treinamento prático para avaliações de CPMT.
Os destaques
Detalhadamente, o curso visa capacitar técnicos que atuam na pecuária para a implantação e condução adequada de programas de melhoramento genético, também disseminar conceitos atuais de melhoramento genético, promover o acesso detalhado a sistema de controle pecuário, relatórios, estatísticas, sumário de touros, etc., tornando as ferramentas promotoras do melhoramento genético de fácil e correta operação e interpretação.
Nos tópicos teóricos serão abordados princípios de seleção, efeitos genéticos e ambientais, critérios de seleção, seleção e uso dos relatórios genéticos, sistema de avaliação por escores visuais, caracterização racial e avaliação de carcaças por ultrassonografia.
As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Angus (ABA).
As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Angus (ABA).
FONTE:Agrolink
Nenhum comentário:
Postar um comentário