quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Angus aposta na qualidade genética

Com as metas principais de promover a atualização, a capacitação, a padronização de critérios de avaliações genéticas e o fomento ao Programa de Melhoramento Genético Angus, a Associação Brasileira de Angus (ABA), através de seu Conselho Técnico, realiza nos dias 19 e 20 de novembro, mais uma edição do Curso de Melhoramento Genético Angus - Formação de Avaliadores Promebo.
Equipe
Composto por segmentos teóricos e práticos, o curso será ministrado pelos especialistas em Melhoramento Genético do Promebo e Gensys Consultores Associados. E neste ano, pela primeira vez, também participará do time de professores o experiente técnico e mestre da UFRGS, Dr. Jaime Tarouco. Ele abordará o tema da Ultrassonografia de Carcaças.
Haverá também a apresentação de um case da Cabanha Santo Antão, vencedora do Premio Luis Alberto Fries - 2009, a cargo do selecionador de Angus e técnico da ABA, Dr. Flávio Montenegro Alves. O curso é requisito obrigatório para o credenciamento de novos avaliadores para coleta de dados a campo do programa Promebo - Angus.
As abordagens teóricas terão como local o auditório da ABA, na Av. Carlos Gomes, 141 conjunto 501, em Porto Alegre, RS, e os treinamentos práticos serão realizados na Cabanha La Cornélia, propriedade da selecionadora Leila Settineri Schetert, em Tapes, RS.
Teoria e prática
No dia 19 (uma sexta-feira) os participantes terão o curso teórico de capacitação, cujo programa conta com palestras explicativas sobre os benefícios da utilização do melhoramento genético nos rebanhos, as características que devem ser avaliadas e os usos que se pode dar a estas informações: utilização em relatórios genéticos, orientações de como ler um sumário de touros, etc.
Já no dia 20 acontece o credenciamento de avaliadores do Promebo, com o desenvolvimento prático das teorias estudadas. Será uma atividade de campo, realizada na Cabanha Lá Cornélia, onde serão apresentadas as informações mais importantes aos profissionais que estão buscando o credenciamento, além das simulações práticas de avaliações de animais Angus a campo. Também haverá um treinamento prático para avaliações de CPMT.
Os destaques
Detalhadamente, o curso visa capacitar técnicos que atuam na pecuária para a implantação e condução adequada de programas de melhoramento genético, também disseminar conceitos atuais de melhoramento genético, promover o acesso detalhado a sistema de controle pecuário, relatórios, estatísticas, sumário de touros, etc., tornando as ferramentas promotoras do melhoramento genético de fácil e correta operação e interpretação.
Nos tópicos teóricos serão abordados princípios de seleção, efeitos genéticos e ambientais, critérios de seleção, seleção e uso dos relatórios genéticos, sistema de avaliação por escores visuais, caracterização racial e avaliação de carcaças por ultrassonografia.

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Angus (ABA).
FONTE:Agrolink

Nenhum comentário: