sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CARTA PECUÁRIA

Companheiros de Estrada
Fala sério. Quem é que ousaria colocar no mesmo gráfico ouro e o boi? Na realidade, os dois tem mais em comum do que aparentam à primeira vista, caro leitor. Existe uma história que entrelaça os dois.
Por exemplo, os dois, em momentos diferentes da história, já foram considerados moeda. Moeda, sim, tal qual o Real ou o dólar são hoje. Aqui mesmo no Brasil, por exemplo, se você voltar 100 anos atrás ainda conseguiria ver o gado sendo vendido e o fazendeiro receber ouro como forma de pagamento. Quer um exemplo mais recente do que na inflação da década de 80 no Brasil quando o gado era considerado dinheiro e reserva de valor?
O ouro foi considerado moeda de fato até 1971. Era considerado a garantia de valor do dólar; você podia trocar dólar por ouro.
O engraçado é que, depois de mais de trinta anos a relação entre os dois voltou a se tornar mais perceptível. Não sei tanto como reserva de valor, como o ouro está sendo considerado novamente hoje em dia, mas não deixa de ser curioso como os dois estão caminhando juntos pela mesma estrada nesses últimos 14 anos, pelo menos.


Se essa história continuar, ou seja, se essa amizade continuar firme e forte nos próximos anos ou décadas, o futuro do boi será muito interessante.

FONTE: CARTA PECUÁRIA

Nenhum comentário: