domingo, 16 de janeiro de 2011

Governo do RS libera abertura de açudes nas regiões Sul e da Campanha

O governo estadual autorizou, ontem (13), a construção de 159 açudes nas regiões Sul e da Campanha. Castigados pela seca, receberão as obras os municípios de Herval, Bagé, Dom Pedrito, Hulha Negra, Canguçu, Jaguarão, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul, Arroio Grande, Cerrito, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Turuçu. Conforme o secretário de Obras, Luiz Carlos Busato, o custo é de R$ 1,35 milhão. "Autorizamos as obras que já haviam sido licitadas no governo passado para que, em médio prazo, possamos contornar o problema da seca", avalia. As obras, licitadas para cinco empresas, podem começar na próxima semana.
Reunido ontem com sete prefeitos no Sindicato Rural de Pinheiro Machado, o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, também prometeu ações de longo prazo. Segundo ele, o governo irá desenvolver projetos regionais para acumular água no próximo inverno. Além disso, prometeu enviar máquinas para auxiliar na abertura de açudes e limpeza dos já existentes nas regiões Sul e Campanha. E destacou que solução para o problema da estiagem está em utilizar as estruturas da Fepagro, do Irga, da Emater e das universidades para identificar as bacias existentes e definir a construção de barragens que sustentem amplo projeto de irrigação.
Ontem, Pedro Osório e Hulha Negra engrossaram a lista de municípios gaúchos em situação de emergência. Segundo a Defesa Civil, sete prefeituras já obtiveram decreto e outras três (Pinheiro Machado, Cerrito e Piratini) emitiram notificações.
Presente no encontro, o prefeito de Pinheiro Machado, Luiz Fernando Leivas, também assinou decreto municipal de emergência nesta quinta-feira. "Pedimos para o secretário Mainardi que estude uma forma de buscar recursos para auxiliar os produtores que estão com toda a renda comprometida".

FONTE: Correio do Povo

Nenhum comentário: