quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Boi: Arroba tem tendência de alta no mercado estadual

O preço da arroba do boi gordo deve subir no segundo trimestre deste ano em Mato Grosso. Ainda não há uma estimativa de quanto será a majoração, resultado do longo período de estiagem no ano passado, associado à proliferação de pragas nas pastagens, o que prejudicará a oferta de pasto para os animais entre os meses de maio e agosto.
"Sem estoque de pasto, pode faltar boi gordo no mercado", explica o diretor de Relações da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rogério Romanini. Segundo ele, com a demanda aquecida pela carne, os preços devem apresentar alta. "Este problema tem sido relatado por produtores de todas as regiões de Mato Grosso". Além disso, ele diz que a alternativa do pecuarista é investir em rações e outros tipos de alimentos para o gado.
De acordo com Romanini, atualmente o preço da arroba do boi disponível no mercado é de R$ 93 em Mato Grosso. A cotação para vaca chega a R$ 83/arroba. Ele ressalta que a escala para abate está em 10 dias. Conforme o representante da Famato, o Estado tem abatido mais fêmeas. "O boi demora mais para engordar em relação a fêmea", explica. Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que em 2010 foram abatidos 2,852 milhões de animais, ante a 2,684 milhões registrado em 2009.

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário: