quinta-feira, 19 de maio de 2011

Bloqueio russo à carne brasileira é mantido


Brasília - O Brasil revisará a instrução normativa que trata da análise de risco para importação pelo Brasil de trigo russo. Essa decisão ficou acertada durante a "V Reunião da Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível de Cooperação", encerrada anteontem em Moscou. A informação foi divulgada ontem (18) pelo Ministério da Agricultura. A revisão das normas para a importação de trigo russo é, na prática, uma contrapartida à reabertura do mercado da Rússia para as carnes bovina, suína e de frango brasileiras. Qualquer decisão sobre o fim dos bloqueios daquele país às importações de carnes brasileiras deve ser tomada somente em outubro, quando autoridades russas virão ao Brasil.

Segundo o Ministério da Agricultura, o governo brasileiro vai avaliar a possibilidade de ampliar a quantidade de portos autorizados para receber o cereal russo. Atualmente, a norma permite a entrada somente por portos do nordeste. Sobre a situação das carnes brasileiras na Rússia, o Mapa informou que o serviço veterinário russo solicitou mais informações sobre questões sanitárias, em relação ao bloqueio no mercado de carnes. O governo brasileiro disse que fará novas auditorias em todas as indústrias de carnes bovina, suína e de aves habilitadas a exportar para a Rússia. Uma vez ultrapassada essa fase de inspeções, o governo brasileiro encaminhará uma avaliação global sobre os frigoríficos, que será discutida em uma nova rodada de trabalho.

Em outubro, o chefe do Serviço Veterinário da Rússia, Sergei Dankvert, deverá vir ao Brasil, para reuniões com autoridades sanitárias dos países do Mercosul para discutir as novas regras de comércio da União Aduaneira formada em 2010 entre Rússia, Cazaquistão e Bielorrússia.

DCI - Diário do Comércio & Indústria

Nenhum comentário: