quinta-feira, 19 de maio de 2011

Frigorífico abre portas para Show da Carcaça: veja imagens

Fonte: José Luiz Alves Neto / Rede Rural Centro
Frigorífico abre portas para Show da Carcaça; veja imagens

Foi realizada nesta quarta-feira (18) na planta do Frigorífico JBS – Unidade II, em Campo Grande-MS, o 2º Show da Carcaça, que é o abate técnico de animais da Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Novilho Precoce (Novilho Precoce MS).

O evento abriu as portas do abatedouro para demonstrar o padrão de qualidade das carcaças e o volume que pode ser obtido pelos produtores (foram processados aproximadamente mil animais).



O dia começou mais cedo pra imprensa, associados e convidados do evento. Às 6h da manhã, chegaram os primeiros participantes. Por volta das 7h, o corpo técnico avaliava os animais no curral e, visualmente, tentava imprimir a nota que seria obtida após a limpeza da carcaça, que é no máximo de 100 pontos.

O campeão da primeira edição (em 2010), Nedson Rodrigues Pereira, tesoureiro da Novilho Precoce MS, observava os lotes que enviou e salientou os aspectos para avaliação do animal antes de ver a carcaça. “Primeiro você vê a idade, o animal tem que ser jovem. Depois é o bom acabamento de gordura, que pode ser observado quando você não diferencia uma costela da outra. Por fim, é o pé do rabo. Se ele estiver “empipocado”, saliente, indica que o animal terá boa classificação, pois é o último lugar que ele coloca gordura”, ensinou Nedson.

O médico veterinário e diretor técnico da associação, Antônio João de Almeida, detalhou que a idade do animal vai até cerca de 30 meses, quando o animal ainda é J4 (até quatro dentes incisivos), tem peso que varia de 15 a 20 arrobas (até 300kg) e cuja carcaça apresente de 3 a 6 milímetros de gordura distribuídos pela carcaça. Somando-se esses critérios, a nota máxima chega a 100.



Avaliação visual

Avaliação técnica

Idade: animal jovem até J4

Não há distinção entre costelas

Cobertura de gordura entre 3 e 6 mm

Saliência no pé do rabo

Animal pesando entre 15 e 20@


Abate


Dentro da linha de produção, podia-se observar o padrão entre os animais, tanto pelo peso como pelo acabamento. O presidente da associação, Alexandre Scaff Raffi, olhava atentamente para as carcaças e chamou a atenção para uma delas. “Tá vendo aquele animal machucado ali? Aquilo foi na viagem. Agora nós vamos rastrear aquela carcaça, comunicar o pecuarista responsável e descobrir o que aconteceu, se a estrada tem más condições... Ele vai ficar sabendo”, exemplificou Raffi.

Segundo o presidente, o objetivo do Show da Carcaça é mostrar ao frigorífico que a associação consegue abater animais com qualidade e em grande escala. Já para a gestão interna, é demonstrar aos demais pecuaristas vinculados à Novilho Precoce MS que eles também podem produzir naquele patamar.

Um dos responsáveis pela avaliação dos animais era o pesquisador da Embrapa Gado de Corte Gelson Feijó. O médico veterinário, que fez mestrado em qualidade de carne por nascer e crescer em ambiente de frigorífico, aprovou a uniformidade dos lotes. “Eles (Novilho Precoce MS) estão absolutamente de parabéns pelo trabalho. Tem espaço ainda para melhorar o concurso, avaliando mais qualitativamente do que a quantidade em si, adicionando índice de maciez, por exemplo. Talvez pensemos nisso para o ano que vem”, projetou Feijó.

A divulgação dos resultados e a premiação do 2º Show da Carcaça acontece sábado (21), às 12h, no Sindicato Rural de Campo Grande - MS

Nenhum comentário: