domingo, 11 de março de 2012

ABEG: nota oficial sobre acidente com gado vivo exportado ao Egito


Em fevereiro passado, houve um acidente no Mar Vermelho com morte de 2.750 bovinos que foram exportados vivos do Brasil ao Egito, devido à falha no sistema de ventilação do navio causada por uma tempestade. A embarcação levava 5.200 animais.
Leia nota da Associação Brasileira dos Exportadores de Gado (ABEG) em relação ao acontecimento:
“A nota sobre a morte de animais que eram transportados por navio no trajeto entre Brasil e Egito foi recebida com extrema surpresa pela ABEG e empresas associadas. Trata-se, indubitavelmente, de um acidente, haja vista as intempéries que o navio MV Gracia Del Mar enfrentou em seu curso. Até o momento não obtivemos acesso ao diário de bordo para obter mais detalhes do ocorrido, mas sabe-se que uma tempestade do nível desta que atingiu o navio pode causar danos importantes à embarcação, infelizmente o evento ocorreu durante durante a maior onda de frio dos últimos 50 anos e que causou, também, a perda de muitas vidas humanas em diversos paises.
Vale frisar que o procedimento de embarque, com a obrigação da quarentena prévia à exportação, elimina qualquer possibilidade de animais doentes ou não adaptados à viagem. Além disso, os procedimentos de vistoria realizados pela Capitania dos Portos, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela seguradora do navio evitam a ocorrência de problemas operacionais ou outras inconformidades. Todos estes procedimentos ocorreram sem contratempos na averiguação do navio MV Gracia Del Mar, que foi aprovado para a exportação por todas as entidades mencionadas acima, sem ressalvas.
Entretanto, deve-se analisar o fato dentro de suas devidas proporções, sem de qualquer forma diminuir a perda dos animais. Desde 2003 o Brasil já exportou mais de 2,5 milhões de cabeças sem nunca ter registrado um acidente como este. As embarcações utilizadas são adaptadas ao transporte de carga viva, com provisionamento de alimentos e água para todo o período da viagem. A tripulação a bordo, de extrema importância para o sucesso da operação, é devidamente treinada e com larga experiência para esse trabalho.
A ocorrência de um acidente desse tipo confirma a nossa convicção da importância da realização de todos os procedimentos preventivos, mas trata-se de uma fatalidade.”
Fonte: ABEG

Nenhum comentário: