Imagens
Governador
Tarso Genro assina decreto de criação do Programa mais Água mais Renda
Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini
Mainardi lembrou que "aqui no RS não nos falta chuva, são 1.600 milímetros de precipitação por ano. Precisamos é armazenar a água e estamos criando as condições para isso. Cremos que dentro desta lógica de crescimento, aumentando a produtividade das culturas, se justifica o investimento de R$ 225 milhões nos próximos anos, sendo R$ 75 milhões a cada ano".
ProdutoresO presidente em exercício da Farsul, Gedeão Pereira, lembrou que, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) a agricultura já utiliza 70% da água disponível no planeta. "O Brasil tem um potencial de irrigar 29 milhões de hectares cultiváveis, mas irrigamos somente 5 milhões", disse. "Estamos convencidos de que este programa é o primeiro passo para avançarmos, e os produtores estão dispostos a dar uma resposta positiva", garantiu.
"O Estado intervém na política de juros e subsídios da economia, através das encomendas que ele faz ao setor privado, e através da infraestrutura que ele aporta para que os agentes econômicos e sociais possam se mover de maneira adequada em seu território", analisou o governador. "Aqui, neste momento, estamos tratando de uma política de governo que tem duas características da intervenção do Estado na economia: nós estamos fornecendo subsídios e fazendo encomendas ao setor privado para fornecer estes insumos de maquinários que serão necessários para a implementação deste processo da irrigação", afirmou Tarso Genro. Ele garantiu, ainda, que o Governo do Estado "tem consciência de que ainda há muito o que fazer, mas isto é um começo".
O programa Mais Água, Mais Vida foi elaborado pela Seapa, em parceria com as secretarias de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, de Desenvolvimento e Promoção ao Investimento, da Fazenda, do Meio Ambiente e Comunicação e Inclusão Digital.
Fonte: Governo do RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário