segunda-feira, 12 de março de 2012

RS: seca na região Sul eleva interesse de produtores por projetos de irrigação, diz Valmont


Estande da Valmont esteve entre os mais procurados pelos produtores gaúchos durante a Expodireto Cotrijal 2012

Não-Me-Toque/RS
A recente seca que atingiu o Sul do Brasil aumentou o interesse dos produtores rurais da região por projetos de irrigação. Em uma das principais feiras de produtos etecnologias agrícolas do estado do Rio Grande do Sul, a Expodireto Cotrijal 2012, realizada entre os dias 05 e 09 de março no município de Não-Me-Toque, a procura por informações sobre projetos de irrigação foi intensa. 

“Percebemos um interesse muito grande dos produtores, especialmente do setor de grãos (soja, milho, trigo e cevada) e pecuária (pastagens). Recentemente, foi apresentada uma proposta ao Governo Estadual que visa à implantação de um licenciamento ambiental simplificado noRio Grande do Sul. Esta ação do governo é fundamental para que a seca não traga mais transtornos à produtividade do estado e a produção de alimentos”, informa Marcelo Borges Lopes, diretor presidente da Valmont.

No final do mês de fevereiro, os produtores receberam um incentivo a mais para investir em irrigação. A resolução nº 4.057, de 29/02/2012, incluiu as máquinas e implementos agrícolas no Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Programa ABC incentiva processos tecnológicos que neutralizam ou minimizam os efeitos dos gases de efeito estufa no campo, a serem adotados pelos agricultores nos próximos anos.

As ações do programa ABC estão inseridas no Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011e prevêem aplicação de R$ 2 bilhões em técnicas que garantem eficiência no campo, com balanço positivo entre sequestro e emissão de dióxido de carbono (CO2). Estão garantidos recursos a agricultores e cooperativas, com limite de financiamento de R$ 1 milhão por beneficiário. O crédito será financiadocom taxa de juros de 5,5% ao ano e prazo de reembolso de 12 anos.

Em seu estande na Expodireto Cotrijal 2012, a equipe da Valmont apresentou o que há de mais moderno em termos de tecnologia para irrigação de lavouras e pastagens. Além dos principais diferenciais dos equipamentos da marca Valley, com destaque para a eficiência edurabilidade, no local, os produtores rurais conheceram a relação custo-benefício do investimento.

Sobre a Valmont

A Valmont, empresa líder no mercado deirrigação no Brasil, possui amplas opções de pivots centrais Valley, além de outras tecnologias como estações remotas, softwares, painéis de controle, etc. Além de otimizar o uso de água e energia elétrica, os sistemas de irrigação Valley ajudam a proteger os investimentos. A aplicação precisa de água equímicos ajudam a manter a uniformidade da cultura no campo, assegurando seu rendimento e aumentando a produtividade.

Fonte: Valmont 

Nenhum comentário: