sexta-feira, 6 de julho de 2012

RS: nota técnica do CemetRS prevê regularização das chuvas no trimestre


O Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS) divulgou hoje (05) a nota técnica 11/2012, que descreve as condições meteorológicas observadas em junho e o prognóstico para os meses de julho, agosto e setembro.

Segundo o boletim, o trimestre será marcado pelo final do fenômeno La Niña e pela condição de neutralidade, o que favorece maior regularidade nas chuvas. Dessa forma, oEstado deve ter precipitações dentro do padrão nos próximos três meses. 

A menor demanda evaporativa da atmosfera no trimestre e o prognóstico de volumes de chuva próximos à normal climatológica indicam que haverá regularização dos níveis de água em rios, açudes e barragens. A nota aconselha ainda o planejamento do armazenamento de água nesse período, de modo a favorecer a implantação e desenvolvimento das culturas agrícolas. 

Segundo o boletim, os volumes de chuva acumulados em junho foram variáveis no Estado (entre 10 mm na região Central e 200 mm no Norte). No entanto, na maior parte do Rio Grande do Sul a precipitação ficou abaixo da normal climatológica. Confira a nota na íntegra no link:http://bit.ly/M7Eal2

Fonte: Seapa/RS 

Nenhum comentário: