quinta-feira, 5 de julho de 2012

RS: Sicadergs projeta queda de abates


O Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados do Rio Grande do Sul (Sicadergs) alega que, principalmente por falta de matéria-prima, o abate deve cair 40% neste mês em relação a média mensal de 150 mil cabeças de gado abatidas entre os meses de janeiro e maio no Estado. 

Em junho, a queda consolidada foi de 20% na comparação com maio, segundo dados do sindicato. Conforme o presidente Ronei Lauxen, pelo menos uma planta frigorífica concedeu férias coletivas a seus funcionários no último mês. Apesar de esboçar um cenário caótico para a indústria frigorífica gaúcha, Lauxen ainda não dispõe de dados sobre o número de funcionários em férias ou demitidos. 

Para o presidente da Federação da Agricultura do RioGrande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, também no comando da Comissão de Pecuária de Corte da federação, ainda que não sobre boi no mercado, o quadro traçado é um exagero. "Se alguma planta fechou ou deu férias coletivas foi estratégia de mercado dos frigoríficos para fomentar alteração no preço", acredita.

Fonte: Correio do Povo 

Nenhum comentário: