quinta-feira, 18 de julho de 2013

AVISO METEOROLÓGICO 18/07/2012


  GEADA, NEVE, TEMPORAIS, CICLONE, AGITAÇÃO MARÍTIMA E TEMPERATURAS NEGATIVAS
GEADA, NEVE, TEMPORAIS, CICLONE, AGITAÇÃO MARÍTIMA E TEMPERATURAS NEGATIVAS

Por Glauco Freitas - Meteorologista Irga/Fepagro
Todos estes fenômenos meteorológicos devem acontecer nos próximos sete dias.  Nesta quinta-feira (18/07) o avanço de uma frente fria deverá provocar chuva na maioria das regiões começando pela Campanha e Litoral Sul. No centro até o Norte pode haver temporais, com rajadas de 70km/h. Na sexta-feira (19/07), sábado (20/07) , Domingo (21/07) e segunda-feira (22/07) as instabilidades ainda devem ocorrer no Leste e no Norte.
Os mapas e a análise do comportamento da atmosfera mostram que está massa de ar polar que deverá atingir o Estado está entre as mais fortes dos últimos anos. Este ar frio começa ingressar no domingo (21/07) quando as máximas ficam entorno dos 10°C e 13°c. Mas é a partir da segunda-feira (22/07) até quinta-feira (25/07), que as temperaturas ficam negativas principalmente nas regiões próximas a Santa Catarina, onde também podem ter registro de geada negra.  Nas demais regiões o frio e a geada também se farão presentes e junto com o vento sul a sensação térmica será de mais frio. Também poderemos ter ocorrência de neve. Isto porque vários mecanismos para ocorrência deste fenômeno meteorológico começam a se fazer presente no decorrer do domingo (21/07) e também na segunda-feira (22/07).  Porém, todos os mecanismos que provocam a neve têm que interagir ao mesmo tempo, se um não ocorrer não terá neve.
Na segunda-feira, um Ciclone Extratropical, junto à costa com seu centro em alto-mar que poderá provocar vento constante com intensidade próximas dos 80 km/h, principalmente no Litoral Sul e parte da Campanha. No restante da faixa litorânea e também da região metropolitana as rajadas de vento serão menores. Este sistema se afastará do Estado, mas deixando o mar revolto. Depois o frio intenso e tempo seco predominam no Rio Grande do Sul.


Nenhum comentário: