A JBS Friboi deixou de fazer parte da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) no final de junho. A decisão foi tomada após a entidade emitir nota em que criticava a segunda fase da campanha publicitária da empresa, veiculada em rede nacional. A propaganda mostra o ator Tony Ramos instruindo o consumidor a adquirir apenas o produto da marca no supermercado, por ser o único vendido no local a ter qualidade comprovada.
“A campanha desmerece o trabalho realizado pelo SIF (Selo de Inspeção Municipal, Estadual e Federal) nos mais de 200 frigoríficos de todo o Brasil”, argumenta o presidente da Abrafrigo, Péricles Salazar. Segundo ele, dois dias após a emissão da nota, em 19 e junho, o JBS entrou em contato para solicitar o desligamento da entidade.
Em nota divulgada nesta quinta-feira,11, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu, reforça a critica feira pela Abrafrigo a campanha do frigorífico. “A pretensão do JBS, utilizando-se de recursos públicos e financiamentos com juros de pai para filho, que as demais empresas não têm, é destruir a concorrência e formar seu sonhado monopólio”, afirma a senadora.
A presidente da CNA disse, ainda, que a campanha “representa uma ameaça ao equilíbrio do mercado de carne bovina no Brasil ao divulgar que sua marca é a única com atributos de qualidade.”
A Abrafrigo solicitou informações ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), para barrar a continuidade da campanha. Em paralelo, a entidade estuda implantar um selo de qualidade até o final do ano (Leia reportagem completa aqui) para reforçar junto ao consumidor a garantia de sanidade dos produtos de indústrias com SIF.
Fonte: Portal DBO
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